Curiosidades nutricionais de uma bola de berlim com creme e sem creme!

0
1397

A bola de berlim é um dos bolos mais consumidos na época das férias na praia, sendo muitas vezes um hábito familiar a que assistimos nesta altura do ano, em que as crianças e os jovens adolescentes são dos principais adeptos.

Vamos, então, aos valores aguardados. Segundo os dados da tabela de composição de alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), uma bola de Berlim sem creme com 100 gramas contém 399 calorias, 8,5 gramas de açúcar e quase 40g de gordura.
Já o valor energético de uma versão com creme pode atingir facilmente entre as 500 e 600 calorias. Sim, é isso mesmo, mais 200 calorias do que a bola sem creme.

Portanto, pode calcular como aumenta também o teor de açúcar e de gordura (mais de 50%).

Para gastar as calorias de uma bola de berlim com creme, tem de caminhar quase duas horas (entre 1h40 a 1h50m), ou seja, por volta de 10 km.

Apesar de ser uma bomba calórica, o seu consumo esporádico na praia não é um problema, desde que mantenha uma dieta equilibrada e a atividade física.

Relativamente ao peso, também é nesta altura de férias, é uma época onde se observa crianças com excesso de peso ou obesidade, a terem um maior risco de aumentarem de peso.
Por outro lado, nas famílias, também se observa que o aumento de peso das mães leva a que os outros membros da família (marido, filhos) tenham uma maior tendência aumentarem de peso durante o período de férias.

Bom apetite! E boas férias!

Elaborado por:
António Cordeiro
Nutricionista
CP: 0728N