O músico Rui Reininho, dos GNR, é um dos protagonistas das cinco residências artísticas que a Casa Varela – Centro de Experimentação Artística, em Pombal, promove e recebe no mês de Novembro.
Entre 17 e 30 de Novembro, Reininho, de 70 anos, figura incontornável do pop-rock nacional, participa no projecto “A quarta parede” com Leonardo Pinto, de 17 anos, natural de Pombal e mentor do projecto indie folk-rock Thispage.
Criado para proporcionar o encontro entre artistas nacionais consolidados e artistas do distrito de Leiria, “A quarta parede” arrancou em Novembro de 2024, com Salvador Sobral e First Breath After Coma a habitarem a Casa Varela para criarem uma obra conjunta. A segunda edição de “A quarta parede” está de volta um ano depois, juntando num laboratório criativo dois artistas até aqui sem relação, “com origens, estilos e trajectórias distintas”, para “desafiar[em] as suas próprias percepções” e “construir[em] algo novo e inédito”, revelou a Casa Varela em comunicado.
Do convívio artístico com Rui Reininho, Leonardo Pinto antecipou à agência Lusa desejar, sobretudo, “aprender com o processo”. “Espero criar um espectáculo interessante, onde a dualidade de experiências e idades irão culminar em diferentes influências e métodos. Vamos ver como corre”. Para o jovem músico de Pombal, que em 2024 lançou o primeiro disco de originais, “Nothingness”, será “uma honra (e quanto mais trabalhar) com alguém como Rui Reininho, que fez e faz tanto pela música portuguesa”. O vocalista dos GNR “é uma figura incontornável”. “Pessoalmente, gosto bastante do seu trabalho a solo: “20.000 Éguas Submarinas”, com a colaboração do Paulo Borges”, disse Leonardo Pinto, que vai aproveitar a oportunidade para “explorar e conhecer este lado espiritual, experimental e desafiante do Rui Reininho”.
Para a residência artística, Rui Reininho e Leonardo Pinto convidaram também Rita Braga. O espectáculo que nascer deste encontro é revelado no Auditório Municipal de Pombal no dia 28 de Novembro, podendo repetir-se no dia seguinte.
Os bilhetes já estão à venda na bilheteira online do Município de Pombal ou no Teatro-Cine.
*Notícia publicada na edição impressa de 6 de Novembro









































