Rotary entrega EPI’s a diversas entidades

0
1399

O Rotary Club de Pombal, com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, Interact Club de Pombal, Rotaract Club de Pombal, entidades colectivas e particulares, desenvolveu, entre Abril de 2020 e Junho deste ano, o projecto “Apoio ao combate à Covid-19”. Uma iniciativa que consistiu em disponibilizar equipamentos de protecção individual (EPIs) e álcool-gel para distribuir pela população e por entidades do concelho, revela o clube rotário.
O projecto, destinado a ajudar no combater ao surto pandémico, ascendeu a 6 mil euros, tendo o clube privilegiado a aquisição de materiais fabricados em Portugal.
Numa primeira fase, ainda sob a presidência de Maria José Portela (2019-2020), em que verificava uma enorme escassez de material, o clube forneceu diversos EPIs ao Centro de Saúde e respectivas extensões do concelho de Pombal.
Face à escassez de materiais, o clube rotário e a Freguesia de Pombal reuniram esforços no sentido de estabelecer uma rede de voluntárias que, fazendo uso das suas máquinas de costura, produziram dezenas de milhares de máscaras comunitárias com o chamado “tecido não tecido” (TNT), seguindo um manual de instruções do Citeve. Estas máscaras comunitárias foram distribuídas pela população, associações, IPSS e outras entidades de todo o concelho.
Já em 2021, sob a liderança de Hélder Monteiro (presidente em 2020-2021), o projecto viria a ser concluído com a entrega de 5.000 máscaras FFP2 aos Bombeiros Voluntários de Pombal e de 400 batas completas às comissões de freguesia, para uso no apoio à população local.

Sérgio Gomes, presidente da direcção dos Bombeiros, recebeu de Hélder Monteiro, presidente do Rotary (ambos à esq.), 5 mil máscaras FFP2 para a corporação

O objectivo foi sempre o de proteger os profissionais de saúde no serviço prestado de forma permanente junto das populações, reforça o clube de serviços pombalense, que completou 37 anos de existência no passado dia 21 de Junho, num ano marcado por acções de diversa índole, com predominância para a área da saúde.