Doentes do lar da Cumieira com quadro clínico “estável”

0
6960

O maior número de casos de doentes infectados com a Covid-19 estava, até à manhã de hoje, concentrado no lar de idosos da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas. Foi também ali que se registaram duas das mortes provocadas pelo novo coronavírus, cujos testes foram realizados “pos mortem”, à semelhança do que já acontecera com a utente do Carriço.
Ontem, depois de conhecidos os resultados dos testes epidemiológicos ali realizados, a instituição de solidariedade social da freguesia de Pombal viveu momentos de grande angústia que levaram técnicos e direcção a lançarem um apelo solidário à comunidade, perante a escassez de Equipamentos de Protecção Individual e de recursos humanos. “Hoje, o ambiente está um pouco mais calmo”, revela o presidente da direcção.
Após o apelo, Joaquim Silva diz que surgiram donativos, mas que permitirão suprir as necessidades apenas até ao fim-de-semana. Para além desta preocupação, a falta de recursos humanos é agora outra das grandes inquietações da IPSS, uma vez que seis funcionárias ficaram de quarentena. Destas, três estão infectadas com o novo coronavírus.
O mesmo responsável refere, igualmente, que os utentes infectados apresentam, até à data, um quadro clínico estável e, à excepção de um deles, que foi hospitalizado, todos os outros se mantêm na instituição.

Números da pandemia no concelho
Os resultados dos testes epidemiológicos realizados no lar da Cumieira fizeram subir significativamente o número de casos no concelho, de um dia para o outro. De acordo com os dados da Autoridade de Saúde Pública do concelho, divulgados hoje de manhã, a freguesia de Pombal tem 18 casos registados, há mais dois no Carriço e cinco na antiga Freguesia da Ilha. No total, há 25 infectados, número este que já inclui os três óbitos (dois do lar da Cumieira e um do Carriço).
Para além dos que testaram positivo, há também 10 cidadãos em vigilância activa e 180 em vigilância passiva.
Ontem, dia 26, recorde-se que a freguesia de Pombal registava oito situações de Covid-19, o Carriço duas e a Ilha também duas.