Presidente da Câmara de Pombal inicia roteiro de visitas às escolas do concelho

0
1439

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, inicia esta quinta-feira (16 de Dezembro), um roteiro pelas escolas do concelho, contemplando todas as freguesias, agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas. As visitas deverão prolongar-se até ao primeiro trimestre do próximo ano, período após o qual se prevê a transferência de competências no domínio da educação no concelho de Pombal.

“A iniciativa surge num momento em que o novo quadro de competências das autarquias locais e das entidades intermunicipais em matéria de educação concretiza um modelo de administração e gestão do sistema educativo que respeita a integridade do serviço público de educação, a equidade territorial e a solidariedade intermunicipal e inter-regional no planeamento das ofertas educativas e formativas e na afectação dos recursos públicos no quadro da correcção de desigualdades e assimetrias locais e regionais, bem como a tomada de decisões numa lógica de proximidade”, explica a autarquia.

Com este roteiro, o presidente da Câmara pretende “transmitir uma mensagem de confiança e tranquilidade face aos desafios que se avizinham, demonstrar incentivo e apreço por todo o trabalho desenvolvido quotidianamente pela comunidade educativa”.

Por outro lado, estas visitas visam igualmente aferir um conjunto de acções preparatórias a desencadear por parte da autarquia e dos seus parceiros no terreno, no que diz respeito a assegurar condições materiais, físicas e humanas para o desenvolvimento sustentável da componente educativa e dos diferentes projectos e medidas a ela associados.

Pedro Pimpão vai ainda desafiar as redes de parcerias locais a complementar e enriquecer as diversas acções já previstas no Plano Estratégico Educativo Municipal, incluindo questões sociais relacionadas com a cidadania e igualdade, e com a participação e inclusão, numa perspectiva de trabalho colaborativo, contando com o contributo de todos os intervenientes, incluindo as crianças e jovens.