Pombal vai criar espaços para a população idosa em todas as freguesias

0
368

A Câmara de Pombal vai criar espaços para a população idosa em todas as freguesias do concelho, no âmbito da estratégia para o envelhecimento activo e feliz. Espera-se que, em 2025, o projecto abranja entre 350 e 400 idosos.

A última das iniciativas para a população sénior foi o convívio de celebração de início do novo ano com animação musical a cargo do artista Nel Monteiro

Segundo o presidente da autarquia, Pedro Pimpão, nos espaços seniores “vão ser dinamizadas várias oficinas, sobretudo para estimular tanto as competências mentais, como também físicas” dos idosos.
“Creio que é um investimento estratégico, é um ponto realmente muito importante, porque estamos a falar, neste caso, de um investimento de dezenas de milhares de euros e, não tenho dúvidas nenhumas, com um impacto muito positivo nos idosos”, afirmou o autarca.
Os parceiros desta iniciativa vão ser as Juntas de Freguesia e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), referiu Pedro Pimpão.
De acordo com a proposta aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, estes espaços “pressupõem o desenvolvimento de actividades e dinâmicas promotoras de um envelhecimento activo, saudável e feliz, com enfoque na saúde e na valorização da aprendizagem ao longo da vida, designadamente através do estímulo das capacidades cognitivas e físico motoras e da sensibilização para a adopção de hábitos e estilos de vida mais saudáveis”.
Dessa forma, aumenta-se “a satisfação com a vida, o bem-estar físico, social e mental e a sua qualidade de vida da pessoa idosa, retardando ou evitando a sua institucionalização”.
A dinamização destes espaços decorre de um protocolo entre o município, o Politécnico de Leiria e a Associação Nacional de Gerontologia Social.
O presidente do município salientou que Pombal assumiu “a matéria do envelhecimento da população como um desafio positivo”.
“Por isso, ao longo dos anos, temos tido vários projectos muito positivos ao nível do envelhecimento, dinamizados pelo Município de Pombal, pelas Juntas de Freguesia e pelas próprias instituições de economia social, pelas IPSS e pelas misericórdias”, explicou.
Segundo o autarca, no seguimento deste trabalho foi definida a Estratégia Municipal para o Envelhecimento Activo, Saudável e Feliz, que está a começar a ser implementada agora.
Em Setembro último, a Câmara de Pombal aprovou esta estratégia, com uma duração de seis anos, que inclui, entre outras iniciativas, os espaços seniores e o observatório da idade maior.
A estratégia contempla seis eixos: saúde e bem-estar físico, mental e social; comunidade activa e inclusiva; aprendizagem ao longo da vida; ambientes inclusivos e seguros; habitação qualificada e acessível; e governança institucional e intersectorial.
Os eixos integram um conjunto de intervenções que passam pela criação de um observatório municipal da idade maior, e uma parte cultural, artística e turística, assim como projectos relacionados com a habitação e de pequenas reparações nas habitações, e oficinas de educação para a saúde.
Espaços seniores, assembleia municipal sénior, cartão sénior, plano de saúde da pessoa idosa, e outras medidas relacionadas com a segurança e acessibilidades constam também nas intervenções.

Reforço do investimento nesta área
Na perspectiva de Catarina Silva, com o pelouro da Acção Social, “a aposta no envelhecimento, por parte dos municípios, já não pode passar só pela realização de actividades de animação para a população sénior e pelo apoio”. Para a vereadora “é preciso fazer mais”, pelo que “os municípios, conscientes disso, têm reforçado, financeiramente, os investimentos nesta área”.
“No Município de Pombal, se compararmos o investimento municipal, na área do envelhecimento, de anos transactos e deste ano, nota-se que este é dos maiores de sempre”, frisa Catarina Silva. A vereadora reforça o argumento com as inúmeras iniciativas realizadas ao longos dos anos para “proporcionar momentos únicos aos nossos seniores” mas também o “apoio incondicional” às IPSS e outras organizações do sector social, no desenvolvimento de projectos no âmbito do envelhecimento.
“Num concelho com um índice de envelhecimento maior do que a média nacional e maior que a média da região de Leiria, urge implementar no território projectos que visem a melhoria da qualidade de vida dos mais velhos e permitam que estes permaneçam mais tempo, em segurança e conforto, nas suas habitações”, sublinha a responsável pela pasta da Acção Social.

130
O Espaço Sénior de Pombal abrange actualmente 130 seniores que têm possibilidade de usufruir de forma gratuita das actividades dinamizadas.

400
O Município espera, em 2025, alargar os espaços seniores a todas as freguesias, prevendo-se que alcance entre 350 e 400 idosos de todo o concelho.

249,4
Em 2011, o índice de envelhecimento no concelho apresentava o valor de 170,4. Em 2021 subiu para 249,4, registando um aumento de 146,4%. Pombal é o concelho mais envelhecido da Região de Leiria (201,7), com um valor superior à média da Região Centro (228,6) e de Portugal (182,1).

 

*Notícia publicada na edição de 23 de Janeiro