A gala de entrega dos troféus da Feira Taurina de 2024, realizada em Agosto, na Praça de Touros de Abiul, ficou este ano marcada pela homenagem a Carlos Martins. O antigo presidente da Tertúlia Berço da Tauromaquia de Abiul faleceu a 12 de Dezembro passado e a direcção fez questão de lhe prestar um reconhecimento público momentos antes da entrega dos troféus.
Sócios, convidados e aficionados assistiram ao descerramento de uma placa com a foto de Carlos Martins, na sala dos rés-do-chão do edifício, onde a partir de agora a sua memória estará perpetuada. A escolha do local também não foi fruto do acaso. A sala foi uma das obras mais ansiadas por Carlos Martins e a sua concretização era motivo de grande orgulho, como explicou o presidente da Assembleia-Geral, Mário Gonçalves, que pediu aos irmãos do falecido dirigente para que fizessem o descerramento da placa.
Já no piso superior do edifício-sede da Tertúlia Berço, onde este ano foi distinguido o cavaleiro Francisco Palha, a ganadaria de Carlos Falé Filipe e o Grupo Forcados Amadores Académicos de Coimbra, coube a Sandra Barros, presidente da Junta de Freguesia de Abiul, encerrar a cerimónia com um discurso carregado de emoção ao recordar Carlos Martins.
A autarca referiu-se ao antigo presidente da direcção como “um dos pilares deste projecto”, ao mesmo tempo que lembrou os primórdios da Tertúlia e os muitos voluntários que deram o seu contributo para que se concretizasse. “Foi graças ao Sr. Martins que o projecto cresceu mais rapidamente”, notou. “Era um amante de Abiul e um aficcionado da tourada”, como o descreveu.
A terminar, Sandra Barros pediu aos presentes para continuarem a zelar pelo espólio da Tertúlia, “porque a história de Abiul está neste espaço”, pelo que “devemos continuar a defender a tauromaquia e a nossa origem”.