Pombal vai condecorar 11 cidadãos, empresas e instituições no Dia do Município

0
1513

Onze cidadãos, empresas e instituições vão ser homenageadas pela Câmara de Pombal no próximo sábado (11 de Novembro), no âmbito da cerimónia do Dia do Município. O destaque vai para os antigos presidentes da Assembleia Municipal, António Rocha Quaresma e José Grilo Gonçalves, que serão galardoados com Medalha de Mérito Municipal (ouro).

Cumprindo a tradição, a comemoração do feriado municipal será marcada pelo reconhecimento a personalidades e entidades que “têm contribuído para o desenvolvimento e afirmação do concelho nos diversos domínios de acção e fazer de Pombal um município de excelência”.

Neste sentido, a Câmara Municipal deliberou atribuir a Medalha de Honra (grau ouro) ao co-fundador do Grupo Iberomoldes, Joaquim Menezes, que é também presidente do conselho de administração da Iber-Oleff, a qual completou recentemente 30 anos de actividade no Parque Industrial Manuel da Mota. Com um volume de negócios de 30,6 milhões de euros em 2022 e uma taxa de exportação directa de 64%, a empresa é uma das maiores empregadoras privadas do concelho de Pombal (cerca de 470 pessoas).

Em termos empresariais, serão ainda distinguidas, mas com Medalha de Mérito Municipal Empresarial (ouro), a “Cuétara”, “Sumol+Compal”, Gaspar & Costa e Óptica Lourenço.

Por sua vez, num momento em que celebra os seus 25 anos de existência, o Coro Municipal Marquês de Pombal será condecorado com a Medalha de Mérito Municipal Cultural (prata), enquanto o Clube de Cicloturismo de Pombal e a Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas receberão a Medalha de Mérito Municipal Associativo (prata).

Finalmente, o atleta de ciclismo Gonçalo Santos será agraciado com a Medalha Municipal de Valor Desportivo (prata).

De referir que as comemorações do Dia do Município começam com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, seguindo-se uma eucaristia em honra de São Martinho, na Igreja de Nossa Senhora do Cardal.

Segue-se o baptismo de novos sócios do Grupo Motard Marquês de Pombal e o acolhimento a “polícias de Pombal em fim de missão”. A manhã termina com a sessão solene comemorativa, que se realiza às 11h00, no Teatro-Cine de Pombal, com as intervenções do presidente da Assembleia Municipal, Paulo Mota Pinto, e do presidente da Câmara, Pedro Pimpão.

As celebrações do Dia do Município prosseguem, às 16h00, com a apresentação de um mural alusivo à descoberta de dinossauros no território. Falamos de um trabalho, em mosaico, de autoria de Jonnathan Zapata Bonilla (Gavi), que pretende homenagear o carismático pombalense João Faria.

A partir das 17h00, o quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Pombal é palco do tradicional magusto de São Martinho, aberto a toda a comunidade e abrilhantado pelo Grupo Rastolhice – Cante Alentejano.

As actividades terminam às 21h30, no Teatro-Cine de Pombal, com um concerto pelo Coro Municipal Marquês de Pombal, com a participação da Filarmónica Artística Pombalense.

As celebrações das festas de São Martinho continuam domingo (dia 12) com a Rota de São Martinho (BTT/cicloturismo), o Campeonato Nacional de BMX Freestyle 2023, o Dia da Família da Paróquia de Pombal, a presença do “camião SIC” do programa “Domingão”, a realização da Feirinha de São Martinho (no Jardim do Cardal) e o concerto “Hera nos Museus”, no âmbito da inauguração da exposição “Partilhas”, com trabalhos executados por colaboradores do município, no Celeiro do Marquês – Centro Cultural de Pombal.