Ordem pede a advogados que façam teste após caso positivo no tribunal de Leiria

0
1215

A Ordem dos Advogados pediu esta terça-feira, dia 10, aos advogados que se tenham deslocado ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria que efectuem teste para despistar o novo coronavírus, depois de uma juíza ter testado positivo à covid-19.
Em comunicado, assinado pelo bastonário, Luís Menezes Leitão, a Ordem refere ter sido informada “de que uma senhora juíza de Direito que esteve de turno ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria entre os dias 30 de Julho e 6 de Agosto testou positivo no dia seguinte à covid-19, tendo prestado o último dia de serviço na referida unidade orgânica” na sexta-feira.
O comunicado adianta que “será, por isso, prudente que os colegas que se tenham deslocado ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria neste período efectuem uma testagem ao vírus em ordem a averiguar se foram de alguma forma infectados nesse Tribunal”.
“Esta situação demonstra que, conforme temos vindo a salientar, os tribunais não são lugares seguros relativamente à propagação deste vírus, nem sequer em período de férias judiciais”, acrescenta Luís Menezes Leitão.
Recomendando que “continuem a adoptar as precauções necessárias sempre que se desloquem a Tribunal”, a Ordem pede ainda aos advogados que, “caso encontrem alguma situação de risco”, informem para o endereço eletrónico tribunal.inseguro@oa.pt.
À agência Lusa, o juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria, António Ascensão Ramos, disse que “a Autoridade de Saúde foi avisada e dado conhecimento das pessoas que tiveram contacto com a senhora juíza”.
“Não há conhecimento de mais casos, neste momento, no Tribunal Judicial de Leiria”, esclareceu António Ascensão Ramos, realçando que “continuam a ser aplicadas todas as medidas de segurança decorrentes da pandemia”.

Lusa