Município subscreve Código de Ética Desportiva

0
2250

A Câmara Municipal de Pombal aprovou por unanimidade subscrever a declaração de compromisso do Código de Ética Desportiva.

O documento insere-se no Plano Nacional de Ética do Desporto, elaborado pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude. Ao subscrevê-lo, o município “assume formalmente um conjunto de práticas e de medidas, obrigando-se ao compromisso com estas normas, bem como fazer cumprir as normas do código”.

Na reunião de Câmara, Fernando Parreira explicou que o documento “engloba vários segmentos da actividade desportiva” e que esta subscrição surge “no sentido de consolidar as práticas” que já são uma realidade para o município. Reiterando as palavras do vereador a que corresponde o pelouro do Desporto, Diogo Mateus explicou que esta nenhuma destas matérias “é especialmente nova ou inovadora”, dado que não altera “substancialmente os procedimentos que o município, ao longo dos anos, tem utilizado para efeitos da sua promoção desportiva e da forma como se relaciona com os clubes e como patrocina em actividades, em eventos, e no próprio financiamento às construções dos clubes desportivos”, concluiu.

Segundo a autarquia, os signatários comprometem-se a cooperar em iniciativas de aplicação desta

declaração e divulgar o código de ética junto de agentes desportivos e outras entidades públicas ou privadas do concelho.