Município homenageia todos os que têm travado combate à pandemia

0
1613

Não fosse este um ano atípico e amanhã, 11 de Novembro, subiriam ao palco cidadãos e instituições para serem homenageados no Dia do Município. Quis a pandemia que tudo viesse a ser diferente e o programa comemorativo que habitualmente assinala o feriado municipal reflecte, este ano, os condicionalismos do actual quadro epidemiológico.
Ainda que sem a habitual sessão solene, a Câmara Municipal de Pombal não deixará de assinalar a data, mas este ano com uma homenagem a todos os que se têm empenhado no combate à pandemia. Para isso, será descerrada uma placa alusiva, no Jardim do Cardal, pelas 10h15, antecedendo a cerimónia do hastear de bandeiras, às 09h00, nos Paços do Concelho, e a missa em honra de S. Martinho, na Igreja do Cardal.

“Num momento em que o país se encontra em estado de emergência, o executivo camarário foi unânime em assinalar o Dia do Município com um agradecimento a todos aqueles que têm, durante os últimos meses, contribuído para travar a evolução da situação epidemiológica no concelho”, explica o município numa nota enviada hoje à comunicação social.
“A homenagem é abrangente e destinada aos cidadãos, profissionais, voluntários, famílias, instituições públicas, empresas, IPSS, associações, forças policiais, escolas, bombeiros, hospital, unidades de saúde e população em geral”, acrescenta a autarquia presidida por Diogo Mateus, salientando ainda que “os pombalenses têm demonstrado uma enorme consciência e uma postura muito responsável no cumprimento das orientações das autoridades de saúde pública e das medidas de excepção necessárias, procurando evitar a propagação da epidemia SARS-CoV-2”.

Até sexta-feira, os edifícios públicos da cidade ficarão iluminados de azul e amarelo, cores do município (Foto: Município de Pombal)

No âmbito do programa comemorativo de S. Martinho, a autarquia adianta ainda que, a partir desta terça-feira à noite e até sexta-feira, 13, os edifícios públicos da cidade (Paços do Concelho, Castelo, Biblioteca Municipal e Casa Varela) ficarão iluminados com as cores do município (azul e amarelo) também como forma de homenagem a toda a comunidade.
“O Dia do Município, que tradicionalmente evoca a memória e o exemplo de generosidade, compaixão e fé do Santo Padroeiro, São Martinho, tem um significado especial este ano, ao enaltecer o trabalho, o esforço, a dedicação, o carácter e o mérito das mulheres e dos homens que têm sido incansáveis neste contexto grave de pandemia”, conclui a nota de imprensa.