A praia do Osso da Baleia, a única no concelho de Pombal, vai ter, já este Verão, uma área naturista. Esta era uma pretensão já com alguns anos e que recebeu o apoio da Federação Portuguesa de Naturismo (FPN).
Em 2014, já este jornal dava conta desta intenção (https://www.pombaljornal.pt/guia-vai-ter-praia-naturista/) que agora se concretiza.
Depois de ver adiada a ideia de ter um apoio de praia completo e de requalificar os passadiços da praia já este ano, na sequência do concurso aberto pelo Município que ficou deserto, a autarquia vê com bons olhos esta novidade que pode alavancar o turismo na região. É que, apesar de tolerado em mais de cinquenta praias no país, são apenas nove as praias naturistas oficiais. O Osso da Baleia prepara-se, assim, para ser a décima e, mais importante, a única acima do rio Tejo, o que por certo atrairá muitos veraneantes adeptos desta prática, cada vez em maior número.
A área naturista do Osso da Baleia ficará 400 metros a sul do acesso principal à praia e terá todas as estruturas inerentes à segurança balnear. No fundo, e uma vez que pelas suas características a praia já consta nos roteiros nacionais de praias naturistas, trata-se apenas do processo de “legalização” de uma situação que não é nova e que “vai ao encontro de uma pretensão antiga da Câmara e da Junta de Freguesia”.
Para já, o acesso à praia será feito pelo parque de estacionamento principal, pelo que a área naturista não será acessível a pessoas com mobilidade condicionada. Contudo, esta situação poderá alterar-se já no próximo ano, quando o Município voltar a submeter a concurso a requalificação dos passadiços e a construção de um apoio de praia completo, fazendo uma alteração ao projecto inicial.
No seu sítio na internet, a FPN dá conta de que a costa portuguesa tem 934 kms de areais, dos quais apenas 16 são de areais oficiais naturistas. Entre as 55 praias portuguesas onde o naturismo surge apontado como tolerado, a FPN indica que o Osso da Baleia é uma delas. “Principal praia do Concelho de Pombal, que pode alcançar-se a partir da povoação de Carriço, no IC1-N109, que liga Leiria à Figueira Foz. Pela sua grande extensão de areal, é sempre possível encontrar um sítio agradável (e recatado, se o dia for muito textil). Desde 2002 que começou a ser frequentada por naturistas, de uma forma não muito regular, mas ainda assim cada vez mais frequente. Antes de se instalar para umas horas de sol “au naturelle”, verifique o ambiente – nem todos os dias há nudistas por estas paragens…”, lê-se ainda na página da FPN.