Mariza sobe ao palco das Festas do Louriçal esta quinta-feira. Os Santamaria actuam na sexta e a pombalense iolanda no sábado

0
866

O cartaz das Festas do Louriçal, que se realizam de 14 a 17 de Agosto em Honra de Nossa Senhora da Boa Morte, traz este ano artistas bem conhecidos ao palco principal do evento.
Mariza é o nome mais sonante e actua no dia de abertura, esta quinta-feira (14), após a procissão de velas, que atrai anualmente milhares de fiéis às ruas da vila.
A organização dos mais emblemáticos festejos da freguesia, cujo acesso é gratuito, está uma vez mais a cargo da Associação Critérios & Tradições que conta, nesta missão, com a colaboração e apoio da Junta de Freguesia, no âmbito de um protocolo celebrado entre as partes.

Os Santamaria regressam às Festas do Louriçal, onde estiveram há 25 anos

Para além da artista Mariza, nomes como os Santamaria, que actuam no feriado de sexta-feira (15), e a conterrânea iolanda, que dá um espectáculo no sábado, prometem atrair milhares de pessoas ao palco principal.

A pombalense iolanda dá um concerto no sábado à noite

É também no palco 1 que o público vai poder assistir, a partir das 22h30 de domingo, à actuação conjunta dos GNTK e da Sociedade Filarmónica Louriçalense. Um momento especial, inserido na comemoração dos 200 anos da banda, que se celebram este ano, e que vai contar com um reportório específico para esta ocasião, como revela o presidente da Junta. Por estes dias, “há muito trabalho a ser feito” para preparar a actuação, acrescenta José Manuel Marques.
O autarca, a cumprir o último mandato, destaca a aposta deste ano em artistas conceituados, numa analogia com a presença nas festas da vila, nas décadas de 60 e 70, de nomes consagrados como Amália Rodrigues ou Carlos do Carmo. “É um reconhecimento daquilo que já aconteceu no passado”, salienta.
Mas nem só de músicos do panorama nacional se faz o evento. À semelhança de anos anteriores, os festejos abrem também espaço ao talento da região. No palco 1, vai poder dançar-se, todos os dias, ao som dos Dj’s Menasso, Nuno Fernandez, Lino F e NS, e para o palco 2 ficam reservadas as actuações mais tradicionais. Na sexta-feira, é o folclore que atrai as atenções, a partir das 17h00, e no sábado são os “Toca sem Dó” que dão música ao público. É também neste registo musical que prossegue o programa da tarde de domingo, com os Cavaquinhos do Louriçal a animarem a festa (17h00), seguindo-se uma matiné com o Grupo Pixel, que convida a um pezinho de dança.

200
Para assinalar os seus 200 anos, a Sociedade Filarmónica Louriçalense está a preparar um espectáculo conjunto com o grupo GNTK, com um repertório específico para esta actuação. São a grande atracção de domingo (17) e sobem ao palco principal às 22h30.