Lojistas ‘vestem’ montras de rosa para sensibilizar contra cancro da mama

0
561

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do seu voluntariado, promove este mês a iniciativa “Outubro Rosa”. O objectivo é sensibilizar a sociedade para a problemática do cancro de mama e sua prevenção, além de divulgar os serviços de apoio à mulher, familiares e cuidadores, disponibilizados por aquela instituição.
À iniciativa associou-se o Grupo de Voluntariado Comunitário de Pombal que, através da Associação Comercial e de Serviços de Pombal, desafiou e sensibilizou os lojistas pombalenses a decorar as montras em tons de rosa. “Para esse efeito, disponibilizámos materiais informativos no âmbito da temática do cancro da mama, como cartazes e flyers e algum material de merchandising, cuja venda reverte a favor da LPCC”, explica Natália Martins. “Também fornecemos, a título de empréstimo, as nossas ‘Almofadas do Coração’”, não só com o objectivo de “decorar as vitrinas”, mas também “sensibilizar e apelar à participação no nosso projecto comunitário”, explica a mesma voluntária. Natália Martins recorda que o Grupo de Voluntariado Comunitário de Pombal se destaca na região Centro, e até a nível nacional, pelo “maior número de entregas de ‘Almofadas do Coração’”.
Sobre a pertinência da acção desenvolvida, Natália Martins salienta que o cancro da mama é um problema de saúde pública relevante e, de acordo com os dados estatísticos mais recentes, o mais frequente em Portugal e em todo mundo. “Em 2020, no nosso país, estima-se que 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença”, ainda que o sexo masculino tenha seja afectado. “Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, isto é, com maior número de casos, cerca de um em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem”, esclarece. Contudo, “se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90 por cento, pelo que a prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida”.
Em Pombal, já aderiram à iniciativa as lojas Cila Flores, Mercearia da Praça, Ervanária Ritmos, Mota Longo, Óptica Lourenço, Rafelli Cabeleireiros, Drogaria Vilela, Glamour Boutique e Casa das Lãs.

Para quem queira apoiar a LPCC, pode adquirir artigos de merchandising nas lojas aderentes, mas também na Junta de Freguesia de Pombal.

Na Junta de Freguesia de Pombal e nos espaços comerciais pode ser adquirido merchandising para apoiar a LPCC