Jantar uniu comunidade em solidariedade com a Guiné

0
1266

Foi no refeitório da Escola Secundária de Pombal que se realizou na sexta-feira à noite, 28 de Fevereiro, aquela que foi a primeira de um conjunto de acções a dinamizar pelo grupo de 15 voluntários do concelho de Pombal, a favor da quinta missão humanitária “Trilhos de uma África Negra – Guiné 2020”. O jantar solidário contou com o contributo de 170 pessoas, número este a que se somam as cerca de duas dezenas de elementos do staff. Para além destes apoios, a iniciativa contou ainda com a colaboração das cozinheiras, que ofereceram o serviço, e de alunos daquela escola que frequentam o curso profissional de Técnico de Restaurante/Bar, responsáveis pelo serviço de mesa.
Depois do sucesso deste jantar, as equipas do concelho já têm em mãos a organização do próximo evento, uma noite de fados marcada para dia 20 deste mês, na Associação Desportiva de Caça e Pesca de S. Simão de Litém, com início às 21h00. Em palco estarão os fadistas Luís Travassos e Inês Graça, acompanhados por Ricardo Silva (guitarra portuguesa) e João Silva (guitarra clássica). As entradas incluem, para além da música, caldo verde, petiscos, filhoses e café d’avó e têm um custo de 10€, para crianças dos seis aos 12 anos, e para os que tenham idade superior a 12 anos esse valor é de 15€. Os interessados em associar-se a este evento deverão reservar o seu lugar através de um dos seguintes contactos: 914 983 762 (Liliana Ferreira), 912 627 341 (Isabel Vicente) ou 966 577 328 (Susana Calvario).
Para além destas iniciativas, as equipas têm estado também a preparar pontos de recolha de bens, nas sedes das Juntas de Freguesia (se bem que ainda nem todas tenham dado confirmação), no Pombal Shopping, Cercipom e Biblioteca Municipal. A organização está a apelar à entrega de leite em pó, sementes agrícolas, material hospitalar e escolar, produtos de higiene pessoal e oral e/ou roupa interior e de criança. Os donativos poderão ser feitos até dia 28 deste mês.
Para além das viaturas que, aquando da notícia publicada na edição anterior, estavam a ser preparadas na oficina da empresa Joaquim Gameiro, Lda., em Albergaria dos Doze (que integra este projecto praticamente desde o seu arranque), há agora mais duas que se vêm juntar às quatro que já se encontravam nas instalações do concessionário. Até à data, a empresa tem a seu cargo a preparação mecânica de seis viaturas, segundo Hélder Costa, que irão integrar a caravana humanitária que partirá de Pombal em Abril rumo à Guiné, onde ficarão ao dispor das ONG que se encontram no terreno a apoiar as populações.

*Notícia publicada na edição impressa de 05 de Março

*NOTA: a noite de fados marcada para este mês já foi desmarcada, dando cumprimento às medidas de prevenção que têm sido recomendadas pelas autoridades