Hugo Gonçalves designado Coordenador Municipal de Protecção Civil

0
687

Hugo Gonçalves é, desde o passado dia 2 de Dezembro, o Coordenador Municipal de Protecção Civil (CMPC) de Pombal, cargo que vai desempenhar por um período de três anos, em comissão de serviço, anunciou a autarquia.

: Pedro Pimpão com Hugo Gonçalves, coordenador municipal de Protecção Civil

Natural de Pombal, Hugo Gonçalves, de 40 anos, é licenciado em Engenharia de Protecção Civil e trabalha na Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) como técnico de fogo de supressão, sendo também elemento do Grupo de Análise e Uso de Fogo – Núcleo de Apoio à Decisão – e chefe de equipa na Força Especial de Protecção Civil.
“Hugo Gonçalves é perfeitamente conhecedor do nosso território e dos desafios que tem pela frente”, sublinhou o presidente da autarquia, convicto de que tem o perfil indicado para desempenhar esta “tarefa super exigente, precisa e necessária”.
Além disso, o recém-designado coordenador municipal “tem uma boa relação institucional com as várias forças de protecção civil a nível local, distrital e nacional”, realçou Pedro Pimpão.
De referir que “a designação do CMPC surge na sequência na criação do Serviço Municipal de Protecção Civil”, no âmbito da reestruturação dos serviços municipais, explica a edilidade numa nota de imprensa.
“Dependendo hierarquicamente do presidente da Câmara”, o coordenador municipal fica com as competências de “direcção do Serviço Municipal de Protecção Civil”. Além disso, fica responsável pelo acompanhamento permanente e apoio às operações de protecção e socorro no concelho, bem como pela elaboração dos planos prévios de intervenção com vista à articulação de meios face a cenários previsíveis.
Cabe ainda a este profissional promover reuniões periódicas de trabalho sobre matérias de protecção e socorro, dar parecer sobre os materiais e equipamentos mais adequados à intervenção operacional e comparecer no local das ocorrências sempre que as circunstâncias o aconselhem.
*Notícia publicada na edição impressa de 15 de Dezembro