Há três dias que o número de casos activos é inferior a 10

0
1500

Há três dias consecutivos que o concelho de Pombal regista uma média diária de novos casos de covid-19 inferior a 10. No sábado passado, surgiram mais oito infectados, no domingo apenas mais um e nos dois primeiros dias desta semana mais oito em cada um dele, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal, no briefing diário para analisar a situação epidemiológica no concelho.

Ao todo, e tendo por base os dados reportados até ao primeiro dia de Dezembro, o território tem 207 casos activos da doença, sendo de realçar a recuperação de 422 cidadãos, mais 15 do que no dia anterior, realçou Diogo Mateus, que se mostra optimista na evolução favorável deste quadro.

Recuando ao dia 20 de Novembro, data da avaliação que remeteu o concelho para o patamar de risco muito elevado, Diogo Mateus o autarca fez ainda uma análise diária da evolução dos dados e enalteceu o esforço que os cidadãos têm feito para travar o avanço da pandemia.
A três dias de uma nova avaliação (Conselho de Ministros reúne no sábado), o presidente da Câmara diz que, se fosse hoje, o actual número de infectados permitiria ao concelho passar do risco muito elevado para risco elevado, o que seria sinónimo de menos restrições.
“Estaríamos abaixo dos 246 casos por 100 mil habitantes e desceríamos para o patamar de concelho de risco elevado, com o levantamento das restrições, nomeadamente aos fins-de-semana. Nesse aspecto são boas notícias”, nomeadamente para o comércio, realçou Diogo Mateus.

Freguesias com mais casos positivos (a 1 de Novembro):
Pombal – 109. Nesta freguesia, destaque para o número de cidadãos do bairro Margens do Arunca que já recuperou da doença. Do surto inicial, que infectou 58 moradores, apenas 20 casos continuam activos, revelou o autarca.
Santiago de Litém – 39
Carriço – 15 (16 recuperados)
Louriçal – 9 (24 recuperados)

Freguesias com menos casos positivos:
Ilha, Albergaria dos Doze e Redinha destacam-se com zero casos
Vila Cã – 1
Meirinhas – 2
Carnide – 3
Mata Mourisca – 4
Guia – 4
Abiul – 4
Almagreira – 4