GNR resgata tartaruga rara em Pedrógão Grande

0
1863

O Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Protecção do Ambiente (NPA) de Pombal, resgatou ontem, dia 5, uma tartaruga leopardo africana, a vaguear pela via pública de Vila Facaia, no concelho de Pedrógão Grande.


O resgate foi possível devido a um alerta dado por um popular. Assim, “os elementos do NPA deslocaram-se ao local e recolheram uma tartaruga leopardo africana, Stigmochelys pardalis”, acrescenta a GNR, num comunicado à imprensa.
A tartaruga com “40 centímetros de comprimento e dez quilos de peso” é uma “espécie protegida ao abrigo da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES)”, tendo sido entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Centro, na Mata do Choupal, em Coimbra.


A GNR adverte que esta é uma “espécie invasora com poucos predadores naturais em Portugal” e que, por isso, se reproduz “muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e porque podem alterar a genética das restantes espécies”.
A força de segurança através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) apela a denúncias semelhantes e, neste sentido, disponibiliza a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), destinada, de igual modo, ao esclarecimento de dúvidas.