Fundação de Abiul organiza seminário que aborda importância do bem-estar através dos sentidos

0
836

A Fundação Dr. José Lourenço Júnior, de Abiul, organiza no próximo dia 15 de Fevereiro (quinta-feira) um seminário subordinado ao tema “Ambientes Multissensoriais Snoezelen – Bem-Estar e Cuidar através dos Sentidos” e que conta com o contributo de vários oradores, alguns deles oriundos de outros países.
O evento, enquadrado na “promoção de iniciativas de apoio à comunidade”, levada a cabo pela instituição, realiza-se no Teatro-Cine de Pombal, a partir das 09h00, e conta com o apoio do Município de Pombal e do programa ERASMUS¬+.
Nas palavras da organização, “representa uma oportunidade de excelência para técnicos e estudantes, de diversas áreas” conhecerem e aprofundarem “conhecimentos sobre a estimulação sensorial através da abordagem Snoezelen (e outros ambientes multissensoriais) e as suas aplicações”.

A sala multissensorial da Fundação foi inaugurada em 2022

Ad Verhuel, um dos fundadores da abordagem Snoezelen, nos anos 70, no Instituto De Hartenberg (Países Baixos), é um dos oradores-convidados. Na sua intervenção, com início às 10h00, irá partilhar com os presentes “a sua longa experiência no desenvolvimento e aplicação desta abordagem a diversos públicos-alvo”, refere a instituição. O seminário conta ainda com o contributo de Marrubi Luna e Garazi Blasco, da Cooperativa Social TxiriBuelta (Pamplona), “que nos apresentarão a sua experiência de intervenção Snoezelen em meio aquático”, num painel marcado para as 11h15.
A nível nacional, entre os oradores-convidados está Amélia Martins, especialista em estimulação multissensorial, co-fundadora da Cooperativa Via Hominis e responsável pela I&D e implementação da metodologia de cuidados Humanitude® em Portugal. O seminário conta ainda com a presença de Rita Silva, responsável e coordenadora do espaço multissensorial do lar Otília Lourenço, “que nos trará a experiência da instituição nesta abordagem com idosos”.
A par das intervenções, o programa, com encerramento previsto para as 17h00, inclui também uma exposição dedicada ao tema, com materiais e equipamentos Snoezelen, “para aqueles que queiram saber sobre como conceber, construir e equipar uma sala multissensorial”.

As inscrições podem ser feitas através das redes sociais da instituição ou do site. https://www.fundacao-jlourencojr.org/