Sporting e Benfica discutem títulos nacionais a 10 e 11 de Fevereiro no Expocentro

0
1311

Pombal, ou mais concretamente o Expocentro, volta a receber, em Fevereiro e Março, as principais competições de atletismo em pista coberta do país. O destaque maior vai para os Campeonatos Nacionais de Clubes (1ª e 2ª Divisões) e os Campeonatos Nacionais de Portugal, que reúnem a nata do atletismo português, mas há outras provas para ver, sempre de forma gratuita, para quem se deslocar ao centro de exposições.O calendário das provas que faltam disputar nesta fase da época, em que se privilegia a pista coberta, foi apresentado na tarde de ontem, no Expocentro.

E já este fim de semana, há duas competições a não perder. Uma delas é o Campeonato Universitário, organizado pela Federação Académica do Desporto Universitário, que, segundo o seu presidente Ricardo Norte, recebeu mais de 300 inscrições, o que torna este “o maior campeonato universitário de sempre”. A competição decorre entre a tarde de sábado e a manhã de domingo. Depois, no domingo à tarde, a partir das 16h, disputa-se a 2ª edição do Meeting Prof. Moniz Pereira, numa organização do Sporting Clube de Portugal (SCP). O evento pretende homenagear Mário Moniz Pereira, conhecido como o Senhor Atletismo, o mais carismático e emblemático treinador português da modalidade, falecido em julho de 2016, com 95 anos de idade. Presente na apresentação, Paulo Reis, Director Técnico de Atletismo do SCP, recordou que a 1ª edição, também realizada no Expocentro, foi um sucesso e que a edição deste ano “será ainda melhor. Estamos a reunir um grande lote de atletas nacionais e estrangeiros”, referiu, acrescentando que, ao contrário do que aconteceu em 2023, o Benfica irá estar presente nesta competição. Além disso, o meeting terá transmissão em directo na Sporting TV.
Para os fins de semana de 10 e 11 e de 17 e 18 de Fevereiro estão agendadas as competições mais importantes do calendário de pista coberta em Portugal. Primeiro com a discussão dos títulos de clubes, tanto em masculinos como em femininos, e depois, na semana seguinte, com a competição individual. A 10 e 11, pela pista do Expocentro, passarão alguns dos melhores atletas nacionais e volta-se a sentir a rivalidade clubística que dá sempre grande emoção a esta competição. Já os Campeonatos Nacionais de Portugal (17 e 18) serviram para aferir do nível de forma dos atletas, com alguns deles a terem de mostrar bons desempenhos para poderem estar presentes no Campeonato do Mundo de Pista Coberta, que se disputa em Glasgow (Escócia) de 1 a 3 de Março. Mas não é por haver campeonato do mundo que a competição pára em Pombal. Nesse primeiro fim de semana de Março, o Expocentro recebe os Campeonatos Nacionais de Sub23. Antes, a 24 e 25 de Fevereiro, disputa-se o Campeonato Nacional de Veteranos e, a 16 de Março, é a vez do Triatlo Técnico, uma prova que reúne os melhores atletas jovens do país, com representantes de todas as associações distritais.
Durante a apresentação, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, voltou a aludir ao simbolismo da pista instalada no Expocentro. Recorde-se que a mesma foi utilizada no Campeonato do Mundo disputado em 2001, no então Pavilhão Atlântico, tendo depois sido armazenada em Lisboa, sem qualquer utilização.

Foi em 2007 que a pista foi trazida para Pombal, passando a estar disponível durante a temporada de Inverno, de Dezembro a Março. No país só existem duas pistas cobertas de atletismo, a de Pombal e a de Braga, sendo a do Expocentro a que apresenta as melhores condições para a realização de provas e, por isso, sendo também a escolhida para as principais competições. Jorge Vieira, que disse estar a cumprir o seu último ano como presidente da Federação, revelou que falta apenas criar um evento de desporto escolar para completar o ciclo “de ter aqui desde os atletas mais novos aos veteranos, da elite até ao atleta mais informal”. Também o presidente da Associação de Atletismo de Leiria, António Reis, sublinhou a importância da pista coberta em Pombal. “É uma mais valia para os nossos atletas e para toda a família do atletismo”, afirmou.

Algo confirmado pela leiriense Evelise Veiga, atleta olímpica por Portugal, que se desloca aqui habitualmente para treinar e competir. Em ano olímpico, disse estar mais focada este ano na competição ao ar livre, mas confirmou a presença nos campeonatos nacionais.

Por último, o edil pombalense, Pedro Pimpão, disse que o município “está empenhado em valorizar o atletismo” e anunciou, para breve, as obras de requalificação da pista ao ar livre no Estádio Municipal.