FOCO NA SAÚDE ANIMAL | Desparasitar no inverno? Sem dúvida que sim!

0
148

O raciocínio mais comum é que os parasitas externos ficam “inativos” durante o inverno, mas é mentira. Enquanto médica veterinária observo regularmente no consultório animais com pulgas e carraças durante todo o ano.
As pulgas e carraças sobrevivem perante o frio, pois mantém-se sobre o corpo do hospedeiro (cães e gatos) que lhe confere a temperatura necessária à sua sobrevivência. Por outro lado, os mosquitos não conseguem manter-se, nem reproduzir-se perante as temperaturas baixas.
Muitos tutores diminuem a frequência de desparasitação externa, aumentando o risco de contágio. Nos animais de interior, há o mito de que não há parasitas no inverno, no entanto, existem frequentemente, ovos, larvas e pupas que se desenvolverão em pouco tempo para a forma adulta.
Não desparasitar regularmente acarreta consequências como o simples prurido, dermatites ou até situações mais graves como o caso da “febre da carraça” que provoca anemia e pode conduzir à morte. É extremamente importante manter a desparasitação regular e durante todo o ano, pela saúde dos nossos patudos!


Artigo de opinião elaborado por:
Marta Gonçalves
Médica Veterinária