Especialistas vão partilhar em Pombal boas práticas sobre bem-estar e felicidade

0
1224

Investigadores e especialistas a nível nacional vão partilhar boas práticas no domínio da educação, das empresas e das organizações no que concerne à promoção do bem-estar, felicidade e qualidade de vida dos cidadãos. Falamos da 1ª Convenção do Dia Internacional da Felicidade, que acontece no Teatro-Cine de Pombal, a 20 de Março. A entrada é gratuita, mas tem inscrição obrigatória.

A Convenção tem como “objectivo principal incentivar a reflexão e a partilha de contributos para a definição de políticas públicas locais promotoras do bem-estar e felicidade dos cidadãos, num contexto de recuperação pós-pandemia”, refere uma nota da autarquia, que desta forma pretende assinalar o décimo aniversário do Dia Internacional da Felicidade, que foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 28 de Junho de 2012.

“Estes temas assumem um relevo cada vez mais decisivo na promoção dos valores humanos, no fortalecimento dos relacionamentos interpessoais e na melhoria do desempenho das organizações”, adianta a edilidade.

Entre os oradores convidados destaca-se a investigadora Ausenda Oliveira, que preside à CT219 Comissão Técnica para a criação da Norma de Gestão sobre Felicidade Organizacional; Liliana Sequeira, coordenadora do curso de Pós-Graduação de Segurança e Felicidade Organizacional do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra; Sónia Moreira, vencedora do Global Teacher Prize Portugal; assim como, Maria José Núncio, escritora do livro “Famílias Felizes”; Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa; Célia Freire, terapeuta educacional; e Marta Bento, investigadora no projecto académico Perspectivas sobre a Felicidade – Contributos para Portugal no World Hapiness Report. A Convenção contará ainda com a intervenção especial de enquadramento temático por parte de Adelino Cunha, fundador da “I Have The Power” e impulsionador desta Convenção.

O evento conta com o apoio de várias instituições, com destaque para o Município de Pombal, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), bem como da empresa “I Have The Power”, especializada em desenvolvimento pessoal e organizacional. Além destas, também se associaram à iniciativa a Junta de Freguesia de Pombal, a CPCJ, o Gabinete de Inserção Profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Filarmónica Artística Pombalense, que participará com um apontamento musical.