JSD aponta críticas a atitudes do líder do CDS em Abiul

0
1554

A Juventude Social Democrata realizou uma conferência de imprensa no passado dia 16 de Dezembro, com o intuito de divulgar e condenar a atitude do Presidente da Concelhia do CDS-PP, Sidónio Santos, aquando da realização de uma reunião da JSD em Abiul, dois dias antes, que tinha como objectivo a criação de um núcleo nesta freguesia.

Pedro Brilhante, presidente da JSD de Pombal, deu conta de que quando já estavam instalados na sala “reservada exclusivamente para a JSD”, o Presidente do CDS entrou e sentou-se entre os presentes, e que só após grande insistência e troca de argumentos acabou por abandonar a sala, não sem antes dar as boas-vindas à freguesia de Abiul aos presentes. Considerando que Sidónio Santos não é de Abiul, ao contrário do que acontecia com quase todos os jovens que se encontravam na sala, a JSD adjectiva o momento como “caricato e absolutamente ridículo, que só pode ser proporcionado por quem já perdeu a noção de tudo”, assinalando ainda que a situação verificada não tem precedentes no concelho de Pombal.

Pedro Brilhante sublinhou a total disponibilidade e abertura do executivo, que autorizou a realização da reunião no edifício da Junta de Freguesia, sem ter criado qualquer entrave. No seu entender, essa postura democrática é agora “posta em causa por um elemento que lhe é alheio”.

A resposta do CDS foi conhecida através de comunicado, onde foi confirmada a presença de Sidónio Santos em Abiul, que foi convidado pela Junta de Freguesia para a Festa de Natal que se realizou nesse dia na Casa do Povo. Nesse mesmo dia, esteve também reunido com alguns elementos do executivo para fazer um ponto de situação do trabalho autárquico realizado nestes primeiros meses. Tendo conhecimento da reunião da JSD e com a indicação de que esta teria sido publicitada nas redes sociais “tendo um carácter público”, refere o comunicado, esteve presente no início desta, acompanhado por um dos elementos da Juventude Popular, pois pressupunham que este seria um espaço aberto a discussão. “Apenas queríamos discutir algumas ideias para a freguesia de Abiul”, pode ler-se no comunicado, que assinala ainda que logo que foram informados que se tratava de uma reunião partidária e convidados a sair, “levantaram-se e saíram, desejando aos presentes uma boa reunião e uma boa estadia por Abiul”. É referido ainda que executivo da Junta foi felicitado por Sidónio Santos por ter sido dada autorização para que a JSD usasse o espaço da Junta, “pois a mesma consideração não tinha sido dada ao CDS-PP quando das autárquicas, por elementos do executivo do PSD em outras freguesias”.

O comunicado remata com a informação de que cumprido o exercício de direito de resposta, o CDS não tornará a falar sobre o assunto, considerando-o irrelevante.

O núcleo da JSD de Abiul tem entre os seus dinamizadores Marco Mendes, um dos jovens que integrou a lista candidata pelo CDS-PP.