Centro Hospitalar de Leiria dá dose de reforço a 1.750 profissionais até 7 de Dezembro

0
716

Os profissionais de saúde elegíveis estão a ser convocados através de SMS, respeitando a ordem da vacinação da primeira dose.
Cerca de 1.750 profissionais do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vão ser vacinados com a dose de reforço contra a Covid-19 até 7 de Dezembro, anunciou a unidade de saúde.
Num comunicado, o CHL informa que iniciou na sexta-feira “a vacinação da terceira dose de reforço contra a Covid-19 dos seus profissionais”, sendo que até ao dia 30 “serão inoculados cerca de 1.250”.
O CHL adianta que, “até ao dia 7 de Dezembro, serão inoculados mais cerca de 500”.
“Os profissionais elegíveis são convocados por mensagem escrita (SMS), respeitando a ordem da vacinação da primeira dose”, refere o CHL, explicando que o seu Serviço Farmacêutico “recebeu as vacinas necessárias para todos os colaboradores, incluindo os prestadores de serviço, que já perfizeram os seis meses da primeira vacinação”.
O comunicado esclarece que “serão, posteriormente, encomendadas mais vacinas para os restantes profissionais”, garantindo-se, desta forma, “a segurança de quem trata os doentes”.
“O CHL cumpre a norma da Direcção-Geral da Saúde sobre a dose de reforço da vacina contra a covid-19 que prioriza, entre outros grupos profissionais e etários, os profissionais de saúde envolvidos na prestação directa de cuidados”, acrescenta.
Segundo o CHL, “a vacinação de reforço é elegível para os profissionais que tenham sido vacinados com um intervalo de, pelo menos, seis meses, após o esquema vacinal primário”, sendo que “este reforço não é recomendado aos profissionais que recuperaram de infeção por covid-19”.
O CHL integra os hospitais de Santo André, em Leiria, Distrital de Pombal e Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça.

Lusa