Secretária de Estado abre seminário sobre autismo

0
1174

O município, em parceria com o Centro de Saúde de Pombal, vai promover de 1 a 7 de Abril a terceira edição da Semana da Saúde, com uma programação que abrangerá todas as freguesias do concelho. O ponto alto será a realização do seminário “Construir pontes para o autismo”, no dia 6, e que contará com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.
Ao longo de toda a semana será promovido um conjunto de actividades destinadas a toda a população do concelho, sendo a Semana da Saúde alargada a outros domínios, incluindo novas áreas temáticas, que “reforçam o enfoque que nas edições anteriores era dado às questões da alimentação saudável e actividade física, dando um destaque à celebração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo”, refere a Câmara Municipal.
O evento arranca na segunda-feira, dia 1 de Abril, com a realização de uma arruada pelas ruas da cidade. Nesse mesmo dia, e no dia 4, os cafés e pastelarias da cidade abrirão as suas portas às tertúlias “Um café e dois dedos de conversa”, momentos de conversa e debate sobre temas relacionados com a saúde, que decorrerão num ambiente informal. Nestes dias, os estabelecimentos pastelaria Filinata, Bar Eden, pastelaria Flor de Trigo, pastelaria Diogo (Flandes), Café Nicola, Café Esquina, pastelaria Pombaldoce e pastelaria Moderna receberão as conversas sobre as temáticas Remédios Literários; Regras de Ouro – saber comer; Conversas com Saúde Digital; Pode mexer-se sentado, sabia? e Ser feliz no meio da tempestade.
Na terça-feira, dia 2, celebra-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, sendo que no âmbito da Semana da Saúde serão iluminados de azul – a cor associada ao autismo – os edifícios públicos da cidade, uma acção simbólica que será acompanhada pela distribuição de uma pulseira daquela cor, junto do público em geral. Também na terça-feira, e a repetir no dia seguinte, a Semana da Saúde irá percorrer todas as freguesias do concelho, com a realização de um conjunto de acções de sensibilização e educação sobre a saúde, com o intuito de promover hábitos de vida saudáveis, apoiados na promoção saúde e necessidade da prevenção de doenças.
Estas sessões serão alusivas a temas como “Os mitos da alimentação – verdade ou crença?”; “Suporte básico de vida e desobstrução de via aérea”; “Sensibilização para o autismo”; “Pode mexer-se sentado… Sabia?”; “Mexe-te pela tua saúde”; “Vem criar o teu lanche saudável” e “Conhecer os Cuidados de Saúde Primários.”
No sábado, dia 6, a Biblioteca Municipal irá acolher o seminário “Construir pontes para o autismo”, um momento que contará com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.
O seminário contará com a presença de vários especialistas do país, nesta matéria, com destaque para a realização da palestra de Nuno Lobo Antunes, que falará sobre “Perturbações do Espectro de Autismo Nível 1: omnipresente por detrás da cortina.”
A Semana da Saúde encerrará no domingo, dia 7, com a realização da Feira da Saúde, na Biblioteca Municipal, coincidindo com as comemorações do Dia Mundial da Saúde.  Ao longo da tarde ocorrerão momentos culturais e de animação e estarão disponíveis rastreios, acções de sensibilização, informações e demonstrações, que serão dinamizadas por entidades públicas e privadas: Centro de Recuperação e Enfermagem de Pombal, Clínica Vilas Boas, Centro Auditivo de Pombal, Farmácia Torres, Farmácia Barros, Ergovisão, Médico dos Dentes, Visualdente, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e Cdi’s, Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha, ETAP, IPDJ.

Partilhar
Artigo anteriorESPAÇO À JUSTIÇA | As fases do Processo Penal
Próximo artigoDA ILUSTRE TERRA DO MARQUÊS | Clinton
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.