O Centro Social do Carriço vai concretizar, no próximo sábado, “um sonho com quase 21 anos” ao inaugurar a sua Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Um novo equipamento social, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, que dará resposta a 37 utentes.
Para Fernando Rufino, presidente da direcção, para além de ser “o concretizar de um sonho”, a inauguração da nova resposta social é, também, “o cumprimento de mais um capítulo dos estatutos” da Instituto Particular de Solidariedade Social, que visam essencialmente “criar e manter na freguesia respostas sociais que visem proporcionar condições para o bem-estar da comunidade do Carriço e áreas limítrofes.”
O novo espaço, com capacidade para 37 camas, distribuídas por 16 quartos duplos e cinco individuais, dispõe de “condições que garantem o bem-estar da futura população residente”.
Uma vez que ainda não existe acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, a Estrutura Residencial irá funcionar, nesta fase inicial, em “carácter privado”, com os utentes a suportarem, integralmente, os custos definidos em regulamento interno.
Quanto ao investimento realizado, Fernando Rufino adianta com um valor global de 1,5 milhões de euros, “dos quais metade é da responsabilidade da própria instituição que recorreu a crédito bancário”, para o efeito. O restante resulta de vários contributos e apoios financeiros, com destaque para a Câmara Municipal de Pombal, Junta de Freguesia do Carriço e Reserva Energética Nacional (REN), esta última no âmbito do protocolo estabelecido aquando da instalação das cavernas de armazenamento de gás natural naquela freguesia.
Aquela nova valência irá complementar as diversas respostas sociais disponibilizadas por aquele Centro Social: Creche (com 39 lugares), Centro de Dia (32 utentes), Serviço de Apoio Domiciliário (56 utentes) e Centro de Convívio (cinco utentes).
A instituição dispõe, ainda, de uma piscina coma finalidade de “proporcionar e complementar o nível da saúde e bem-estar da população”, desenvolvendo ali actividades de natação para bebés, escola de natação, natação livre/ recreativa, e hidroginástica, para a população em geral.
A cerimónia de inauguração da nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas está agendada para as 11 horas deste sábado, 31 de Agosto, coma recepção dos convidados. Seguir-se-á uma visita às instalações e culminará com a realização de um almoço-convívio.

Partilhar
Artigo anteriorAbertas candidaturas a Residência de Estudantes
Próximo artigoComunidade faz nova entrega de almofadas do coração a vítimas de cancro
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.