Câmara de Pombal premiada por melhores práticas para as famílias

0
1373

A Câmara Municipal de Pombal voltou a ser distinguida pelas medidas implementadas no ano de 2020 em benefício das famílias. O prémio, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, foi entregue numa cerimónia realizada a 25 de Novembro, em Coimbra.

Pombal é pelo sexto ano consecutivo “Autarquia +Familiarmente Responsável”, destaca a edilidade, evidenciando que “nos últimos três anos têm sido implementadas políticas de família globais, integradas e transversais, com vista a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade, que mereceram reconhecimento público através da concessão de bandeira de palma”.

Na 13.ª edição deste prémio, avaliaram-se as medidas implementadas no ano de 2020, que foi marcado pelo início da pandemia SARS-CoV-2 e também, em consequência disso, pela adopção de várias medidas excepcionais e temporárias para os munícipes e suas famílias.

“Pese embora a pandemia tenha tornando inviável algumas respostas, pela suspensão de actividades locais com carácter presencial e regular promovidas em prol das famílias, relativamente a anos anteriores, realça-se a implementação de 11 novas medidas em benefício das famílias e ainda, a reacção rápida e positiva ao combate à pandemia com nove outras medidas excepcionais”, realça a autarquia numa nota de imprensa.

Desta forma, a atribuição de bandeira de palma foi “o reflexo de um trabalho transversal dos vários serviços municipais no pressuposto de criação de condições favoráveis à qualidade de vida de todas as famílias residentes no território”, refere a mesma nota.

A candidatura anual da Câmara Municipal de Pombal a este projecto “constitui um importante momento de reflexão sobre as potencialidades e as necessidades locais no âmbito das políticas de apoio às famílias”, sendo, por isso, “uma oportunidade para traçar linhas estratégicas marcadas pela facilitação da vida familiar e do seu futuro sustentável, reconhecendo o seu papel central ao nível da coesão social”.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objectivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.

A distinção “Autarquia Familiarmente Responsável” é atribuída através de uma bandeira às autarquias que em cada ano se distinguem pelo melhor conjunto de práticas adoptadas em matéria de responsabilidade familiar para com os seus munícipes e os seus colaboradores.