Ansião comemora Dia Nacional dos Moinhos

0
1166
Moinho de Melriça (Ansião)

O Município de Ansião vai comemorar o Dia Nacional dos Moinhos no dia 7 de Abril, domingo, com a realização de uma actividade na Serra da Portela, em Pousaflores.
A actividade, que permitirá “dar a conhecer e desfrutar deste vasto património natural e cultural da Serra da Portela, também conhecida como Serra do Anjo da Guarda”, tem início às 16 horas com um passeio temático que pretende dar a conhecer “As orquídeas selvagens”, seguido de uma visita ao moinho.
Já no Ciclo do Pão, será abordada a história e importância do moinho, a cargo de Jorge Miranda, da Rede Portuguesa de Moinhos. Na ocasião, será apresentado o projecto municipal para a valorização do território “Mountain Club Moinhos de Sicó”.
A tarde terminará com uma merenda, onde não faltará o pão quente, cozido no local, e ainda um baile à antiga abrilhantado pelo grupo “Amigos da Gaita”.
Com participação gratuita, a iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Pousaflores e da Al-Baiaz – Associação de Defesa do Património. Os interessados poderão obter informações complementares, ou efectuar a sua inscrição, junto do Posto de Turismo de Ansião.
Segundo a Câmara Municipal, “testemunho e símbolo da cultura material que foi servindo várias gerações”, os moinhos “distinguem-se agora na paisagem em diferentes zonas do concelho, como é o caso da Melriça, do Outeiro e da Serra da Portela, constituindo um inestimável património a valorizar”.

Partilhar
Artigo anteriorJunta quer envolver a comunidade em dois dias de actividades
Próximo artigoPrisão preventiva para homem que agredia mãe, avó e tio
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.