Xadrez joga-se no tabuleiro e fora dele

0
1841
A terceira edição do Open Internacional Marquês de Pombal joga-se, uma vez mais, no tabuleiro e fora dele. O evento, resultante de uma parceria entre a Oficina Xadrezista & Cultural Marquês de Pombal e o Ginásio Clube do Louriçal, está marcado para os dias 28, 29 e 30 de Outubro, na Escola Secundária de Pombal.
A par do open internacional, a iniciativa conta também com mais uma edição do Torneio Jovem Marquês de Pombal, no dia 29, a realizar no mesmo local.
Integrado no plano nacional da Federação Portuguesa de Xadrez, o evento conta com a presença de vários Mestres Internacionais e Grandes Mestres, estrangeiros e portugueses, caso do GM António Fernandes, actual campeão nacional; do FM Fernando Ribeiro, ex-campeão nacional; do MI António Fróis, campeão europeu na categoria de + 50 anos; e de Ana Filipa Batista, actual campeã nacional, entre outros, e que atestam a importância de Pombal no panorama xadrezístico nacional.
A arbitragem estará a cargo dos árbitros Fide Carlos Ferreira e Carlos Oliveira Dias, no Open Internacional, e de José Manuel e António Silva no Torneio Jovem.
A programação tem no xadrez o grande protagonista, mas a organização não dispensa, tal como em edições anteriores, uma linha mais eclética, abrindo portas a outras performances artísticas, na linha de um conceito que junta o xadrez a outras artes.
Assim, nesta edição, a exposição de pintura vai ficar a cargo da artista plástica Raquel Fradique e Sérgio Feijão terá oportunidade, uma vez mais, de mostrar trabalhos em madeira da sua autoria. No dia 29, destaque para a habitual palestra pelo mestre internacional António Frois, um dos melhores treinadores de jovens na actualidade, contando-se ainda, este ano, com a presença do treinador nacional Paulo Costa.
Na esfera desta programação eclética, enquadrada no slogan “Conhecer Pombal à boleia de um xeque-mate”, o Open Internacional conta também com um registo mais cultural, com uma actuação de Laureano Pereira no dia 28, na Taberna À Cautela, durante o repasto; do Rapaz Improvisado (Leonel Mendrix) e de Luísa Venturini, ambos no dia 29, no decorrer do evento, na Escola Secundária.
“A participação dos nossos artistas, nestes últimos anos, tem sido notável”, refere Jorge Barrento, da Oficina Xadrezista & Cultural Marquês de Pombal, que adianta, ainda, que os xadrezistas premiados levam para casa obras de artes dos artistas locais: Nelson Lobo Rocha, Ilda Teixeira, Estêvão Santos, Raquel Fradique, Lídia Carrola e Sérgio Feijão, que se associaram novamente a este evento.
xadrez_ilda-teixeira
Pintura assinada por Ilda Teixeira
xadrez_lidia-carrola
Lídia Carrola é a autora de uma das pinturas que integram o painel de prémios
xadrez
Pintura assinada por Estevão Santos
xadrez_nelson-lobo-rocha
“Natureza em Movimento”, da autoria de Nelson Lobo Rocha