Vanda e Inês Gameiro vão pisar o palco da Eurovisão

0
3141

Vanda e Inês Gameiro já estão habituadas a dançar em grandes palcos nacionais e internacionais. Agora preparam-se para actuar no maior deles todos: o palco da Eurovisão.

                            Mimicat ladeada pelas bailarinas Vanda e Inês Gameiro

As manas Gameiro são as bailarinas que dançaram ao lado de Mimicat no Festival da Canção. O tema “Ai Coração” sagrou-se vencedor e, em Maio, a comitiva portuguesa, que integra as duas irmãs naturais da freguesia de São Simão de Litém, irá estar em Liverpool para o maior concurso de música europeu.
Para quem segue as notícias e blogues relativos ao Festival da Canção ou ao Festival da Eurovisão, a vitória de Mimicat não foi propriamente uma surpresa. Desde que as canções a concurso foram lançadas pela RTP, “Ai Coração” começou logo a ser a favorita dos internautas. Tanto em Portugal como no estrangeiro, atendendo a várias votações que foram feitas online. Faltava saber como seria a performance do tema ao vivo, na televisão, sabendo-se que uma boa apresentação em palco ajuda muitas vezes a catapultar a canção para outros níveis. E um facto é que a coreografia de Vanda Gameiro, interpretada pela própria e pela irmã Inês, além da cantora Mimicat, elevou a fasquia e surpreendeu o público. No youtube sucedem-se os vídeos de reacções a “Ai Coração” e, na sua grande maioria, os vloggers elogiam a canção, mas também a coreografia e a prestação dos bailarinos.
A ligação de Vanda Gameiro a Mimicat começou por acaso. Vanda usou alguns temas da cantora nas suas aulas de dança sem saber que a mesma era portuguesa, uma vez que os temas eram cantados em inglês. Acabaram por conversar via instagram e, mais tarde, encontraram-se num programa de televisão, tendo ficado amigas. Essa ligação fez com que Mimicat participasse no espectáculo de dança “Addiction”, coreografado por Vanda Gameiro, onde interpretou ao vivo um tema que foi dançado por um casal de bailarinos, que incluia a Inês Gameiro. “Puseram toda a gente a chorar”, revela a coreógrafa. A parceria seguinte foi através de um tema do namorado de Vanda, o actor António Camelier, que também trabalha como Dj. Ficou sempre a ideia de voltarem a colaborar e, depois de saber que tinha sido seleccionada para o Festival da Canção, a cantora disse que gostaria que fosse Vanda Gameiro a coreografar e a dançar. A coreógrafa revela que o primeiro passo foi entender, na coreografia, o que é que a cantora conseguia fazer e o que conseguia fazer ao mesmo tempo que cantava. Só depois desse trabalho terminado é que chegou a hora de incorporar a Inês e os restantes bailarinos. O desafio agora passa por, eventualmente, alterar algumas coisas para a Eurovisão, já que o palco será muito maior e a própria tecnologia será também diferente.
Quanto à ideia para a coreografia, Vanda Gameiro revela que começou a surgir logo depois de escutar a música. “Comecei a pensar na estrutura e ia conversando com a Mimicat para ouvir também as ideias dela”, diz, realçando que acabou por ser um trabalho de conjunto. “Ai Coração” fala de um coração partido e a ideia foi a das bailarinas estarem ali, ao lado da cantora, como sendo as suas melhores amigas a dar-lhe apoio e conforto.

Expectativas para a Eurovisão
Quanto às expectativas para a Eurovisão, Vanda Gameiro diz que “o objectivo é sempre dar o nosso melhor e, depois, é esperar pela votação e que as pessoas tenham gostado”. Confessa que “ainda não penso muito em Liverpool”, mas espera que a visibilidade que possam ter ajude a abrir mais portas no mercado de trabalho. A irmã Inês afina no mesmo tom. “Isto é sempre por etapas. Damos o nosso melhor nos ensaios, depois no palco e a seguir é esperar pelos resultados. O nosso trabalho é fazermos aquilo que mais gostamos e estou muito grata por poder ir pisar o palco da Eurovisão”.
As irmãs Gameiro são naturais da freguesia de São Simão de Litém. Apesar de viverem em Lisboa, regressam ao concelho de Pombal sempre que podem. Vanda é licenciada em dança, pela Escola Superior de Dança, ramo Espectáculo. Foi coreógrafa nos estilos Jazz, Lyrical Jazz e Salsa nos programas Achas que Sabes Dançar (SIC), Let’s Dance (TVI) e Dança com as Estrelas (TVI). Lecciona dança há mais de uma década, sendo também fundadora e coreógrafa da companhia de dança Step of Mind, já com dois espectáculos apresentados em diversos teatros. É ainda fundadora da escola de dança Udance, em Santos (Lisboa), onde a irmã Inês também lecciona, além de já ter viajado pelos quatro cantos do mundo a dançar, ensinar ou coreografar.
Inês Gameiro é bailarina profissional mas antes, ainda em Pombal, chegou a dedicar-se à ginástica acrobática. Foi concorrente nos programas Achas que Sabes Dançar (SIC) e Got Talent (RTP) e esteve envolvida noutros programas televisivos, como A Tua Cara Não me é Estranha (TVI), The Voice (RTP), A Máscara (SIC) ou Dança Comigo (RTP).

 

*Notícia publicada na edição impressa de 23 de Março

 

Partilhar
Artigo anteriorLETRAS & SABORES | Borrego assado com mel, tomilho e alecrim
Próximo artigoUm milhão de dólares de facturação vale a Jorge Piedade Prémio Carreira
Biólogo Marinho de formação e pós graduado em Turismo de Natureza, nunca exerceu profissionalmente em qualquer uma das áreas. Há uns bons anos iniciou-se nas lides radiofónicas e esse bichinho ainda hoje perdura. O gosto que tinha pelo Cinema, desde tenra idade, foi apurado nos tempos universitários e, por estes tempos, não passa um dia sem ver, no mínimo, um filme. Não perguntem qual o seu preferido pois o gosto pode variar consoante a hora. Balança de signo, mas Leão de coração, gosta de viajar e ambiciona conhecer os quatro cantos do mundo. Mas quem não sonha com o mesmo?