Silly Season

0
2278

Com a chegada do Verão, ainda que por agora apenas no calendário, entramos numa espécie de silly season. Enquanto esperamos pelo Bodo, vamos assistindo a uns jogos do Mundial e a algumas festas ao redor da cidade.
O Festival de Teatro e a Feira do Livro já são passado e o cinema reabriu mas parece que já fechou outra vez. A animação citadina vai-se fazendo com algumas actividades desportivas, como o recente Pombal Athletics que conseguiu captar alguma curiosidade e com a Corrida dos Gambuzinos que poderá vir a ser uma alegre surpresa. Esta prova, em sistema de contra-relógio, será feita à noite e terá algumas dificuldades naturais e outras preparadas pela organização. Os participantes terão que passar por pontos emblemáticos da cidade e, nalguns casos, correr mesmo dentro deles. Um desses pontos será o Castelo, que vai tendo uma agenda semanal de actividades. Todos os fins de semana há algo. Ou música, ou dança, ou ioga para crianças… Tenta-se levar as pessoas ao monumento, mas ainda se nota a falta de habituação de quem viveu muitos anos de costas voltadas para a colina. Parece que o Fado voltou a estar na moda, se é que alguma vez deixou de estar, como ouvi recentemente dizer. E talvez por isso, ou talvez não, o Castelo vá receber Katia Guerreiro e Gisela João nos próximos meses. E no final de Julho é António Zambujo que nos visita pelo Bodo. A primeira parte deste último espectáculo será preenchida pelo pombalense Ricardo Silva, que recentemente lançou o seu primeiro trabalho de originais e que, passo a passo, tenta marcar posição num mercado muito competitivo.
E entretanto já chegou o Verão. A bandeira azul está hasteada no osso da Baleia mas ainda falta hastear o sol para que a época balnear dure mesmo três meses. E falta um mês para o Bodo e um pouco menos para a festa na Várzea.

Nuno Oliveira