RENDALÍSSIMA | tudo a postos para o Verão?

0
1177


À medida que as temperaturas aumentam, apercebemo-nos de que a necessidade de nos munirmos de todo um equipamento para sair de casa não é um exclusivo do Inverno. Se antes da estação fria vamos às compras para garantir que a atravessamos bem agasalhados, a verdade é que o Verão exige preocupação e cuidado semelhantes. Assegurar o conforto também é prioritário, já que manter um aspecto limpo e cuidado pode ser uma tarefa complexa quando o cabelo fica oleoso assim que abrimos a porta de casa rumo a um longo dia de trabalho ou quando notamos, ao regressar do almoço fora do escritório, inestéticas manchas de suor na roupa. Resumindo, precisar de um menor número de peças de vestuário para enfrentar os dias não equivale a maior despreocupação quanto ao que usar. Há que prever necessidades e antever situações comuns. É esse o mote para o texto de hoje. Tudo a postos para o Verão?


1. cabelo
Invista na saúde, acima de tudo! É imperativo apostar numa linha de produtos adequada às necessidades do seu couro cabeludo e dos fios. Informe-se, aconselhe-se junto de um profissional da sua confiança e encontre exactamente aquilo de que precisa para uma boa manutenção em casa: tem a raiz oleosa mas as pontas secas ou todo ele parece uma vassoura de jardim? Tudo tem solução. Além disso, se habitualmente nota que durante esta época o seu cabelo se revela fragilizado, seco, baço e sem brilho, converse sobre isso com o seu cabeleireiro e previna-se. Pode apostar num botox capilar orgânico, que lhe trará meses de descanso sem frizz e de uma juba densa e sedosa, bem como em hidratações no salão e em casa, com o precioso auxílio de uma touca térmica. Se, por seu turno, as suas queixas denunciam um cabelo constantemente oleoso, explique as suas expectativas a um dermatologista e melhore imediatamente a sua qualidade de vida com tratamentos eficazes para controlar a produção de secreções pelas glândulas sebáceas e a utilização de produtos que apaziguarão o couro cabeludo, restabelecendo o seu equilíbrio. Por fim, seja qual for o seu tipo de cabelo, não abra mão de protectores solares específicos. Existem no mercado opções para todos os gostos – em óleo, creme, gel ou soro – e, tal como acontece com a pele, não há desculpas para não o proteger dos raios de sol (pelo menos nos dias de praia ou piscina).


2. pele
Já por aqui mencionei várias vezes a importância de manter uma rotina diária de cuidados da pele do rosto, em que a deve lavar, esfoliar e hidratar de manhã e à noite. O que importa é mantê-la e adicionar um creme que assegure a protecção contra os raios UV – e sim, deveria fazê-lo durante todo o ano. A pele do seu corpo também merece uma esfoliação profunda antes de ser exposta ao sol, por isso, antes de se aventurar pelo areal, prepare-a bem removendo células mortas e apostando numa hidratação que potencie a sua elasticidade e atrase o seu envelhecimento. O uso de um produto adequado para o seu tipo de pele não só a nutre como também a protege. E já sabe: nem pensar em ir à praia sem levar um protector solar específico para o rosto e outro para o corpo, de acordo com as suas características.


3. pés
Homens ou mulheres, vamos mostrá-los muito mais vezes durante esta época quente, por isso, há que prepará-los – e sim, independentemente do género. A visita a uma pedicure é obrigatória: queremos a pele lisa, hidratada, cuidada e saudável. Tal como as unhas: bonitas, harmoniosas, sem inestéticos e incómodos problemas. É por isso imperativo hidratá-los diariamente, seja mediante a aplicação de cremes indicados para essas zonas ou através do uso de meias hidratantes. Se tudo isto parecer demasiado trabalho, aplique um óleo (de amêndoas doces, por exemplo) e calce umas meias antes de ir dormir. É uma forma simples de se certificar de que faz uma boa manutenção em casa.


4. closet
É importante agilizar as manhãs colocando à mão tudo o que realmente será usado durante esta estação. Rentabilize o espaço que tem. Para isso, será conveniente arrumar tudo o que é exclusivamente de Inverno, ou seja, embalar botas e casacos quentes, cachecóis e camisolões para aproveitar o espaço de forma útil, cedendo protagonismo aos tecidos leves e frescos que serão agora realmente necessários. Durante esta reorganização do closet, vale a pena reavaliar todas as peças que integram o guarda-roupa para conseguir listar eventuais lacunas. Além de não fazer sentido ocupar o espaço que tem disponível com roupas, sapatos e acessórios a que não irá dar uso, também não é vantajoso ir às compras sem saber exactamente onde deve investir, já que ninguém precisa de fazer gastos desnecessários.


5. shopping
Depois de proceder a uma triagem exaustiva de tudo o que tem no seu closet, estará apto a fazer compras inteligentes, uma vez que terá plena consciência acerca do que lhe faz realmente falta. Saia da sua zona de conforto e além dos básicos, que são o alicerce de qualquer guarda-roupa funcional, aposte em peças que façam com que se sinta feliz ao usá-las. Compre artigos de que realmente goste, que expressem a sua personalidade e que incutam alegria aos seus dias. Não se esqueça de que há acessórios de que não abdicamos durante o Verão: os óculos de sol são essenciais! Foque-se no seu estilo de vida mas também nos momentos descontraídos que a estação fomenta, por isso aposte em vestuário apropriado para os longos dias de praia, para os sunsets, pique-niques no campo ou para os festivais. Considere as alpargatas divertidas, as peças casuais com estampados interessantes e as cores que elevem o nível do seu estilo pessoal. Os chapéus são um must e no caso das mulheres, as opções multiplicaram-se nos últimos meses: bandoletes, elásticos com padrões e pontas de lenço, tons vivos nos colares, anéis e brincos… dos vestidos leves para elas aos calções em linho para eles, há muito por onde gastar. Mas já sabe: se precisar de ajuda para não perder o foco, basta falar comigo!

Partilhar
Artigo anteriorTrês pombalenses nomeados para Portugueses de Valor
Próximo artigoFim-de-semana ‘cheio’ para a Oficina Criativa de Pombal
Depois de se dedicar ao Jornalismo, decidiu aprofundar os seus conhecimentos numa vertente menos explorada ao longo da sua formação académica, a comunicação não-verbal. Após uma especialização em Lisboa em Consultoria de Imagem, lançou-se a título pessoal na área da Moda e assume-se em 2018 como a primeira Fashion Therapist do país. Já foi contratada pelo grupo Sonae para realizar serviços de Personal Shopping aos seus clientes, marca presença na Vogue Fashion's Night Out, trabalhou no grupo Creative Concept como responsável pela gestão dos cursos leccionados e pelo departamento de Comunicação da Creative Academy e exerce funções enquanto Social Media Manager de eventos de Moda. Trabalha de perto com grandes marcas de luxo internacionais sediadas na Avenida da Liberdade e com designers portugueses vocacionados para noivas. Em Pombal tem uma parceria com a Quinta da Concha porque apesar de se mover na capital, tem especial gosto pelo trabalho com clientes da zona centro. Contactos: anarendalltomaz@gmail.com || https://www.anarendalltomaz.com/