Fim-de-semana ‘cheio’ para a Oficina Criativa de Pombal

0
1466

A equipa da Oficina Criativa Fabrikarts/Jrsf Lda – Pombal conquistou, no fim-de-semana passado (11 e 12 de Maio), o quarto lugar da classificação geral, no campeonato nacional da 3ª divisão (série C), durante o tradicional concentrado que, desta vez, teve lugar na Marinha Grande.
A equipa pombalense lutou até à última ronda pela subida de divisão, sendo a única a ‘roubar’ pontos à poderosa equipa da A.A.Coimbra, vencedora da série, com destaque para a estreia do Sub-10 Lourenço Dias. Apesar de um historial ainda curto, onde constam três partidas em ritmo de clássicas, o jovem xadrezista da Oficina alcançou a proeza de, na terceira delas, ganhar a um adversário teoricamente superior.
Noutra esfera competitiva, a Oficina esteve igualmente em destaque durante o V Torneio de Xadrez do Agrupamento Escolar de Pombal, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), onde o atleta David Chornyy venceu e convenceu com um excelente desempenho, conquistando seis pontos em seis possíveis, vencendo o torneio e o seu escalão.
Eva Chorna, também da Oficina Criativa, venceu na sua categoria (2º ano), com quatro pontos em seis possíveis, acabando na 17ª posição, em igualdade pontual com o 12º da classificação geral. Já na edição do ano passado do mesmo torneio, a Oficina Criativa tinha estado em evidência, depois de Rafael Pascoal ter vencido o torneio com seis pontos em seis possíveis.
Em jeito de balanço dos resultados destas iniciativas, Jorge Barrento, mentor do projecto, frisa que actualmente a Oficina Criativa está ligada a diversas iniciativas, assumindo que esta dinâmica representa uma mais-valia para os jovens da cidade. A Oficina Criativa está ainda ligada a um projecto para idosos e crianças com dificuldades de integração na escola ou na sociedade, revela o mesmo responsável.
“Os projectos são muitos, mas as responsabilidades são ainda maiores”, reconhece Jorge Barrento, evidenciando que “Pombal tem a oportunidade de ter pessoas credíveis que são uma mais-valia para o desenvolvimento da modalidade no concelho”. Contudo, adverte Jorge Barrento, nenhum dos agrupamentos escolares de Pombal tem “à frente pessoas com este historial” e lamenta que, outrora, o Município de Pombal não tenha aproveitado a possibilidade de ter nos seus “quadros” o GM António Fernandes (campeão nacional) e WFM Ana Baptista, várias vezes campeã nacional. “As oportunidades surgem e têm de ser agarradas na hora, com projectos válidos. Assim, todos saem a ganhar”, frisa Jorge Barrento.

Após a conquista do 4º lugar no campeonato nacional de equipas, a Oficina Criativa já prepara a nova época, “com nova sede, sangue novo e gente com saber que serão, sem dúvida, uma mais-valia para as nossas crianças e cidade de Pombal”, reforça aquele mentor, que aproveita, ainda, para agradecer “a todos os que acreditaram neste projecto e elevam o nome de Pombal diariamente, quer a nível nacional, quer internacional”.
Recorde-se que o 10º Open Internacional Marquês de Pombal começou agora a dar os primeiros passos e já contabiliza mais de 60 participantes, em representação de seis países presentes (Portugal, Irlanda, Inglaterra, Espanha, Noruega e Suíça). A organização mostra-se optimista para esta edição, esperando-se que marquem presença entre 150 a 200 xadrezistas, número este muito superior ao de anos anteriores e que se traduz, também, num incremento da qualidade, aguardando-se 15 a 20 titulados no evento.
“Conhecer POMBAL à boleia de um xeque-mate cada vez tem mais sentido. As intervenções culturais aí patentes são sinónimo de arte e cultura, pelo que as exposições de pintura e música vão continuar. Em suma, vão ser quatro dias intensos de muito xadrez, arte e cultura, em que se fomenta a economia local”, constata Jorge Barrento.
Argumentos que fazem com que a Oficina Criativa seja “um projecto cada vez mais credível no panorama nacional e internacional, face ao seu espírito inovador e criativo. Após uma década de luta anos de luta, a Oficina conseguiu inserir o Open Internacional Marquês de Pombal no circuito Nacional de Clássicas da Federação Portuguesa de Xadrez. A cidade de Pombal passa a ser a representante do distrito de Leiria, nesta prova rainha do xadrez nacional, uma lacuna existente até então”, destaca Jorge Barrento, em jeito de conclusão.
Os interessados em dar os primeiros passos na modalidade ou desenvolver conhecimentos poderá entrar em contacto com a Oficina Criativa de Pombal, através do e-mail: oficinacriativa.pbl@gmail.com ou do telefone 919 850 373.