RENDALÍSSIMA | relações de confiança para elevar a auto-estima

0
1094

Na vida pessoal como noutros campos, a confiança é essencial entre dois seres humanos que se relacionam e esta é uma daquelas verdades que poderiam servir de base para toda uma tese que encheria as estantes de uma biblioteca. Nada de novo, portanto. Não me vou alongar escrevendo acerca de valores e de relacionamentos porque o meu objectivo de hoje é recordar a importância de criar, manter e nutrir certos laços em prol da sua auto-estima.

 

 


1 – Quando vai a uma consulta com o seu médico de família, assume que ele sabe o que está a fazer, certo? Presume que os anos de estudo foram fundamentais para que ele possa hoje servi-lo adequadamente, não é? Se assim for, esse profissional deverá monitorizá-lo ao longo dos anos para que o conhecimento que tem acerca do seu organismo possa ser útil em situações de alarme. Se, por seu turno, não confia no seu médico, há que procurar outro profissional para o seguir devidamente. Assim é também com os restantes profissionais cujos serviços acompanham a nossa existência neste planeta. O ideal será contar com especialistas de outras áreas que façam toda a diferença no seu dia-a-dia: um dermatologista, um nutricionista e um dentista são os exemplos que mais relevância terão nesta rubrica elaborada por uma Consultora de Imagem.
Passo a exemplificar: antes de arriscar submeter o seu rosto a um tratamento estético aconselhado pela pessoa que lhe faz a depilação, aposte num dermatologista. Deste modo terá a segurança de confiar a saúde do maior órgão do seu corpo a alguém capacitado para avaliar o estado da sua pele e prestar aconselhamento personalizado, prevenindo danos, refreando o envelhecimento e garantindo que não terá motivos para querer escondê-la. Leve-lhe todas as suas preocupações – tendências acneicas, oleosidade excessiva, secura desconfortável, rugas, linhas de expressão, manchas, rosáceas – e permita-se ser observado periodicamente para que a evolução seja constante e para que ambos compreendam o que funciona melhor para si. Não é suficiente ir a apenas uma consulta para obter resultados consistentes e duradouros. Experimente um acompanhamento continuado para não reclamar mais tarde que perdeu tempo e dinheiro!
O mesmo se aplica ao dentista, que contribuirá directamente para que o seu amor-próprio floresça (quem resiste a um sorriso imaculado, bonito e saudável?). À medida que se forem conhecendo, até a sua sensibilidade deixará de ser um mistério e há maior probabilidade de perder aquele medo que o faz preferir manter a cárie a passar uma hora sentado na cadeira traumática.
O mesmo acontece relativamente ao nutricionista – quanto mais tempo passar com ele, melhor o especialista perceberá como funciona o seu corpo, quão disciplinado é, quais as suas maiores dificuldades e de que forma poderá ajudá-lo rumo aos seus objectivos. Quando encontrar o profissional de excelência num destes sectores, não o largue!

 


2 – Se está farto que o seu cabeleireiro não o ouça, não entenda o que pretende, não cumpra os seus desejos, mude! Tenha paciência e procure até encontrar a pessoa que lhe explique todos os processos necessários para executar aquela cor e que dê primazia à saúde capilar. Um cabeleireiro que conheça o seu cabelo terá menos hipóteses de o desiludir porque será honesto e dirá que para chegar àquele louro platinado, terá de esperar alguns meses porque a mudança exige tempo e por isso, prefere planear uma mudança de tom gradual e salvaguardar os seus fios. Ao longo da relação, ele saberá que se lhe fizer aquele corte radical sairá do salão a chorar e recusar-se-á a aceder ao seu pedido baseado em raiva e impaciência. Também se habituará às suas súbitas vontades de mudar de visual e atenderá aos seus requisitos sem julgamentos, sem achar que são caprichos e sem que lhe pareçam um frete. Um bom cabeleireiro não atende “a despachar”, compreende as suas particularidades porque fez um bom diagnóstico capilar e consegue tirar partido do seu cabelo natural com bons cortes e trabalhos de coloração que façam sobressair o melhor do seu rosto. Um bom cabeleireiro sabe ouvir os seus clientes e com honestidade, aconselhá-los relativamente à manutenção caseira inerente a cada procedimento. Esta relação traduz-se num boost na auto-estima não só em cada ida ao salão mas de cada vez que demorar menos tempo a pentear-se, de manhã!

 


3 – Imagine um local onde pode tratar de tudo: unhas, corpo, pele, pestanas… fantástico, certo? Mas nem sempre acontece e não há mal nenhum nisso. Aposto que quem me está a ler neste momento não é jogador de futebol nem modelo ou estrela de telenovelas e portanto, não assinou contratos de exclusividade com ninguém. É por isso que não há qualquer problema em ir fazer as mãos num local onde o serviço é maravilhoso mas ir tratar das extensões de pestanas noutro estabelecimento. O cliente tem de se sentir satisfeito e tem o direito, já que paga por um serviço, a que ele seja bem executado. Não se preocupe com as susceptibilidades alheias nem com as concorrências que não lhe dizem respeito. Se gosta muito do trabalho levado a cabo pela pedicure que trabalha no centro de estética Pombalense mas prefere as extensões de pestanas do centro de estética Pombalino, só tem de pagar por aquilo que prefere sem remorsos. A prioridade é o seu bem-estar e em equipa vencedora não se mexe!

 


4 – Há truques simples para que exiba sempre um aspecto cuidado e um deles tem a ver com os cuidados que tem com as suas roupas, que se querem sempre lavadas, engomadas, impecáveis. Não há melhor aliado do guarda-roupa pessoal que uma lavandaria de confiança, capaz de resolver questões que possam surgir como nódoas ou manchas em tecidos mais delicados. Se existem peças que não exigem tanto esforço, como os jeans, outras há que pedem o dobro do zelo, como os blazers, os vestidos, os casacos de inverno ou as camisas.
Do mesmo modo, pequenos ajustes devem ser confiados a uma costureira cujo trabalho lhe agrade. Dessa forma, terá a certeza de que as bainhas das suas skinny jeans serão executadas à altura que mais favorece o seu corpo, revelando tornozelos; que a cintura daquela saia tem um fitting perfeito apesar de ter comprado um tamanho acima do necessário para um cair mais fluído; que as mangas permitem que se veja um pouco de pulso; que o casaco se tornou um pouco mais curto ou cintado para favorecer a sua silhueta. Todos estes pormenores de styling alteram completamente o resultado final e não vale a pena deixá-los em mãos incompetentes.
O mesmo acontece no que ao sapateiro diz respeito – não há motivos para permitir que os seus sapatos tenham um aspecto envelhecido e pouco cuidado nem para deixar de usar aqueles stilettos só porque escorregam! Um bom sapateiro resolve problemas como estes e tantos outros que afectam estilo e funcionalidade.

 


5 – Claro que não terminaria este texto sem sublinhar a importância de uma Consultora de Imagem que acompanhe as alterações a que estará sujeito ao longo de toda a vida! Desde a entrada para o mercado de trabalho, passando pela gravidez e pelas mudanças que podem sentir-se no pós-parto, não esquecendo os momentos em que as questões emocionais suplicam por uma transformação no modo como se apresenta ao mundo ou meras oscilações de peso, há mil e um motivos para criar uma relação de confiança com um profissional que seja sincero em cada conversa e que lhe ensine algo de útil de cada vez que o consultar. Alguém que além de contribuir para o seu auto-conhecimento, faça questão de lhe explicar a porque é que uma peça de vestuário deve ser evitada e que lhe transmita a confiança necessária para sair da sua zona de conforto, aproximando-se mais da sua melhor versão.
Estamos em constante evolução, a vida não é estática e porque o movimento por vezes parece ser rápido demais, é natural recorrer ao aconselhamento profissional em assuntos como a maneira com que lidamos com o nosso corpo e a nossa imagem. Não existimos para não acordar felizes com quem somos todos os dias. Se não sente vontade de sorrir de cada vez que se vê ao espelho, talvez esteja na hora de dar uma volta à sua aparência que não resulte em arrependimentos mas sim em níveis de confiança elevados por sentir mais amor por si!

Partilhar
Artigo anteriorAssunção Cristas visita Transportes Central Pombalense
Próximo artigoN(A) ESCOLA DA VIDA | As linhas com que se coze a Educação
Depois de se dedicar ao Jornalismo, decidiu aprofundar os seus conhecimentos numa vertente menos explorada ao longo da sua formação académica, a comunicação não-verbal. Após uma especialização em Lisboa em Consultoria de Imagem, lançou-se a título pessoal na área da Moda e assume-se em 2018 como a primeira Fashion Therapist do país. Já foi contratada pelo grupo Sonae para realizar serviços de Personal Shopping aos seus clientes, marca presença na Vogue Fashion's Night Out, trabalhou no grupo Creative Concept como responsável pela gestão dos cursos leccionados e pelo departamento de Comunicação da Creative Academy e exerce funções enquanto Social Media Manager de eventos de Moda. Trabalha de perto com grandes marcas de luxo internacionais sediadas na Avenida da Liberdade e com designers portugueses vocacionados para noivas. Em Pombal tem uma parceria com a Quinta da Concha porque apesar de se mover na capital, tem especial gosto pelo trabalho com clientes da zona centro. Contactos: anarendalltomaz@gmail.com || https://www.anarendalltomaz.com/