RENDALÍSSIMA | Makeover Total

0
1284


A rubrica online saltou para o papel para revelar a transformação da vencedora do passatempo mais concorrido dos últimos tempos

 

“Voltar a ser quem era”
Anabela Santos participou no passatempo criado pelo Pombal Jornal e por esta que vos escreve, Ana Rendall Tomaz – The Fashion Therapist, sem imaginar como nos tocaria o seu testemunho. Depois de uma fase conturbada e de ter optado pelos filhos em detrimento da carreira, aos 43 anos chegou finalmente o momento de florescer.
A vencedora tem tentado “voltar ao que era antes de ser mãe” para reconstruir o amor-próprio. Uma vez que não acredito que voltemos a ser quem fomos porque estamos em constante evolução, sei que voltar a uma antiga versão nossa não seria mais que um retrocesso. Foi por esse motivo que quis que a experiência de um makeover total firmasse no seu peito a certeza de que o caminho é aceitar a pessoa que é hoje, com o corpo maravilhoso que a abriga e que lhe permite ser uma mãe dedicada. Aos poucos, com tempo e determinação mudará o que menos gosta; até lá, o problema nunca será do corpo mas das roupas que o cobrem!
Após um diagnóstico simples, pude conhecer a Anabela e perceber os seus gostos, estilo de vida, biótipo, paleta cromática e traçar assim o seu perfil. É que as minhas preferências enquanto pessoa não podem, de modo algum, interferir na minha conduta enquanto Consultora de Imagem. O meu propósito é acompanhar a cliente num processo de auto-conhecimento para ajudá-la a encontrar a sua linha estética, aquilo com que se sente mais confortável e dotá-la das ferramentas necessárias para conseguir manter esse fio condutor independentemente das alterações que vão surgindo no seu quotidiano. Durante um acompanhamento como o que hoje expomos, o meu objectivo é ensinar a cliente a lidar com as suas proporções e a harmonizar a sua imagem, criando um conjunto visual que demonstre quem ela é.
À medida que me debrucei sobre o caso da Anabela, fiquei a saber que a se considera uma pessoa “simples e prática” e que tem especial gosto por estilos clássicos com um allure moderno e urbano, como os perpetuados pelos seus ícones Olivia Palermo e Meghan Markle. Além disso, precisava urgentemente de nutrir a sua confiança, incrementar a auto-estima e voltar a sentir-se segura na sua pele. E porque o trabalho de uma Consultora de Imagem não é mascarar pessoas, não foi difícil perceber que rumo seguir: a ideia era que a Anabela visse reflectida no espelho a sua melhor versão e dessa forma se recordasse da mulher bonita e elegante a que não tem prestado a devida atenção.
Com o precioso contributo de parceiros tão profissionais como generosos, criei uma imagem mais elegante, fresca e leve, que através do equilíbrio das proporções e dos tons trouxe à superfície a sua essência. Valorizando o que tem de melhor, será mais fácil atingir o seu objectivo: tornar-se numa “mulher e mãe mais feliz”.

 


A transformação começou pelas mãos da Anna Ossipova, do salão Adélia e Judite, que depois de ouvir a minha visão para o cabelo da Anabela, adaptou-a tecnicamente com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Comecei por analisar o seu tipo de rosto, que pede uma moldura com volume lateral. No que diz respeito à sua paleta cromática, ou seja, ao conjunto de cores que a caracterizam – tez, sub-tom da pele, cor dos olhos e dos cabelos, tonalidade dos lábios – a cliente ganha vida com cores quentes. Quis então aquecer a tez e destacar os olhos verdes através de uma coloração que misturasse os tons de castanho e mel, para um resultado mais rico e um efeito de densidade capilar mais notório. A Anna foi mais longe e através da mestria do corte conseguiu tornar o cabelo mais denso onde antes parecia frágil e escasso. A diferença foi imediatamente notada porque a Anabela contava agora com um cabelo aparentemente muito mais saudável. A hairstylist não aplicou tons claros na zona da franja para evitar o aspecto mais fino que atribuem e o resultado foi um look natural, actual e que exige pouca manutenção.
Seguiu-se um pequeno workshop de auto-maquilhagem por mim, em que a Anabela aprendeu a corrigir a sua pele e a fazer uso de poucos e versáteis produtos para um rosto cuidado e polido diariamente sem perdas de tempo. Começámos pela rotina básica e aplicámos um pouco de maquilhagem correctiva e iluminadora para um «no make up look» em que o que mais gosta em si mesma recebeu todo o destaque devido às sombras neutras escolhidas, de um lápis castanho e de máscara de pestanas para intensificar o olhar.

 


Importa referir que o meu trabalho tem tudo a ver com ilusão de óptica. Passo a explicar: na cultura ocidental, o biótipo tido como ideal é o ampulheta, em que a largura dos ombros é equivalente à das ancas, com a cintura é bem estreita e definida. Em todos os outros tipos de corpo, o que fazemos para harmonizar proporções é usar cortes, tecidos, estampados e acessórios para criar a ilusão das proporções de uma ampulheta. Foi o que fiz com a Anabela durante a tarde que passámos na Spazio F num workshop privado de styling.
Para melhor ilustrar a sessão, criei três looks que foram totalmente construídos com peças que integram a nova colecção da Spazio F, no centro da cidade. Trata-se de um espaço eclético e jovial que comercializa marcas reconhecidas pela qualidade dos materiais utilizados e, por isso mesmo, pela sua durabilidade. Palavra de Consultora de Imagem!
Look 1 | O fato laranja – A sobriedade de um fato desconstruída pela frescura de uma cor vibrante – o equilíbrio perfeito para uma mulher adulta, jovial e elegante. O corte estruturado do blazer favoreceu o corpo da Anabela gerando movimento, o laranja avivou o verde dos seus olhos criando vivacidade e o tecido revelou-se tão confortável que já não o queria despir! Conjugámos o fato Kate by Laltramoda com uma sweatshirt branca com detalhe nas costas Twinset, ténis e carteira Liu Jo em tons neutros para evitar ruído visual e manter a vibe classy.
Look 2 | Jeans e botins – Um bom look de fim-de-semana é descontraído mas nunca desleixado. Um truque perfeito para alcançar um resultado composto é fazer uso de uma terceira peça. Passo a explicar: além do básico conjunto composto por calças de ganga e t-shirt, sobrepomos algo que enriqueça o que poderia ser um look enfadonho. No caso da Anabela, garantimos conforto e estilo ao aliar aos jeans Guess uma camisa lisa e uma malha com motivos étnicos Relish. A cereja no topo foram a carteira Liu Jo e os botins Jeffrey Campbell numa cor neutra (o que os torna imensamente versáteis porque funcionam com quase tudo o que existe no closet) mas com detalhes sofisticados que tornam o conjunto mais interessante.
Look 3 | O vestido – Uma cor rica que lhe aquece a tez e destaca o olhar, num vestido que equilibra as suas proporções, valoriza as suas formas e destaca as pernas magníficas que tem a vantagem de ter. Uma vez que os looks monocromáticos são uma inegável tendência, este coordenado totalmente Liu Jo transmite a elegância effortless que encaixa na perfeição na personalidade da Anabela, que admitiu ser fã de peças intemporais. Bastou uma cor viva nos lábios para que esta pudesse ser uma escolha para um jantar com o marido ou uma noite divertida com as amigas.

 


Finalizada a transformação, é chegado o momento em que preparo o book para que a cliente fique com uma verdadeira Bíblia de estilo consigo. Além de receber as informações que aqui foram superficialmente partilhadas, nele constará um guia para que saiba no que investir quando for às compras sozinha, outro para ter noção do que não deve faltar no seu guarda-roupa, entre vários capítulos deliciosos.
Esta foi uma mudança como acredito que todas devem ser – de dentro para fora. A Anabela pôde aperceber-se de como continua a ser uma mulher bonita e aposto que concorda comigo quando afirmo que não há qualquer problema em tirar algum tempo para cuidar de si. Quando nos sentimos bem na nossa pele, o mundo ao redor também fica mais bonito.
Espero que o makeover tenha sido tão bonito de acompanhar como foi de viver.
Em jeito de «até já», agradeço aos meus amigos queridos que fazem o Pombal Jornal por confiarem em mim e nas minhas ideias desde 2009, por se divertirem comigo e por terem concordado em presentear um leitor com um dia repleto de mimos.
Sem os parceiros maravilhosos com que contámos não teria sido possível realizar este passatempo, por isso não poderia faltar aqui um agradecimento sincero aos profissionais empenhados, simpáticos e cheios de brio para fazer acontecer, com que pude privar. A Anna Ossipova foi de uma dedicação incansável, compreendeu o meu desejo e mais importante que isso, soube ler a cliente. À Spazio F, o meu muito obrigada por me permitirem desarrumar a vossa loja tão sublime.
Por agora, a Rendalíssima deixa de ser uma rubrica periódica e voltará apenas quando se justificar – em ocasiões especiais, tão especiais quanto os leitores que me acompanharam por aqui ao longo de dois anos cheios de dicas, tendências, truques e sugestões.
Quem sabe se não voltamos a oferecer uma experiência como esta?

Fiquem atentos!
Até já!

Partilhar
Artigo anteriorMãe de menino alegadamente assassinado pelo pai é natural de Pombal
Próximo artigoProvas do Bodo auxiliam instituições do concelho
Depois de se dedicar ao Jornalismo, decidiu aprofundar os seus conhecimentos numa vertente menos explorada ao longo da sua formação académica, a comunicação não-verbal. Após uma especialização em Lisboa em Consultoria de Imagem, lançou-se a título pessoal na área da Moda e assume-se em 2018 como a primeira Fashion Therapist do país. Já foi contratada pelo grupo Sonae para realizar serviços de Personal Shopping aos seus clientes, marca presença na Vogue Fashion's Night Out, trabalhou no grupo Creative Concept como responsável pela gestão dos cursos leccionados e pelo departamento de Comunicação da Creative Academy e exerce funções enquanto Social Media Manager de eventos de Moda. Trabalha de perto com grandes marcas de luxo internacionais sediadas na Avenida da Liberdade e com designers portugueses vocacionados para noivas. Em Pombal tem uma parceria com a Quinta da Concha porque apesar de se mover na capital, tem especial gosto pelo trabalho com clientes da zona centro. Contactos: anarendalltomaz@gmail.com || https://www.anarendalltomaz.com/