Pombal ultrapassado no ranking da transparência municipal

0
1651

Pelo segundo ano, a Associação Cívica Transparência e Integridade, publicou o estudo em que avalia a transparência dos municípios, através de 76 indicadores, agrupados em sete dimensões de transparência. Comparativamente com o ano anterior, houve uma subida generalizada dos índices dos municípios, que terá sido também potenciada pela grande divulgação que os resultados do ranking tiveram em 2013.

Assim, apesar de ter até subido um valor no índice (52), o Município de Pombal passa de 10º para 26º lugar. Os melhores resultados de Pombal foram na dimensão de relação com a sociedade (93) e na transparência económico-financeira. A pior pontuação foi na dimensão de transparência na contratação pública (36). As restantes dimensões situam-se numa posição mediana, e são elas a informação sobre a organização, planos e planeamento, informação sobre impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos, bem como transparência na área do urbanismo.

Ansião sobe 9 posições

Já o Município de Ansião subiu no ranking e ultrapassou Pombal, tendo um índice de 53 e ocupando o 22º lugar. Relativamente a estes resultados sobre o grau de transparência no ano 2013, Rui Rocha considera que são “encorajadores e reflectem os esforços da autarquia na disponibilização pública de toda a informação legalmente exigida, mas sobretudo motivadores para resultados ainda melhores no futuro.”

Leia a notícia completa na edição impressa nº 44