Garecus não vai competir esta época

0
521

O Garecus (Grupo de Acção Recreativa e Cultural de Santiais) não vai ter equipa sénior na época 2023/24 a disputar o campeonato da 1.ª Divisão Distrital de futsal da Associação de Futebol de Leiria.

O clube vai aproveitar esta paragem para “melhorar as condições das infra-estruturas”, prometendo voltar na temporada 2024/25 “mais fortes e de cara lavada”.
Em Julho, o treinador Eurico Duarte comunicou ao Garecus a saída do clube, alegando “motivos pessoais e profissionais”. A direcção começou de imediato a procurar um novo treinador, todavia era “uma altura muito complicada, porque toda a gente já tinha abraçado outros projectos e não conseguimos ninguém que satisfizesse as nossas necessidades”, contou o presidente do Garecus.
Assim, depois das tentativas falhadas para encontrar um novo técnico, a direcção ponderou muito bem e tomou a “decisão dura e difícil” de suspender a participação no campeonato de futsal na época 2023/24.
Esta interrupção acontece “após 22 anos sem falhar uma época”, realçou Nuno Graça, frisando que “se calhar somos a equipa com mais anos sem interrupção ao nível da Associação de Futebol de Leiria, mas teve de ser. Às vezes temos de dar um passo a trás para dar dois à frente”.
Contudo, esta paragem não será tempo perdido. “As infra-estruturas estão com algum desgaste, porque durante anos e anos as anteriores direcções não fizeram nenhuma manutenção”. Então, em vez de “gastar dinheiro numa equipa técnica à toa, decidimos parar um ano para melhorar os balneários, o telhado, as condições do piso e as casas-de-banho”.
“Portanto, vamos aproveitar este ano para fazer algumas obras de melhoramento do pavilhão”, as quais “não iriamos conseguir fazer com a época a decorrer”, explicou aquele dirigente, salientando que “este ano será para melhorar as condições para os atletas” jogarem e treinarem.
As intervenções previstas incluem o isolamento do telhado, melhorar os balneários, colocar iluminação led e instalar painéis solares para aquecimento da água, num investimento que “ainda não temos nenhuma ideia do valor”, porque ainda não têm orçamentos. Certo é que o clube já tem “um pré-acordo com a Câmara Municipal para nos ajudarem a custear as obras”.
“Neste momento, já estamos a fazer a impressão de rifas para angariar fundos para colocar iluminação led no pavilhão”, adiantou, revelando que ao longo do ano pretendem dinamizar algumas actividades para angariar receitas para custear as obras previstas.
Agendado está já “um almoço de tortulhos para angariar fundos, seguido de uma castanhada oferecida à população”, que acontece a 12 de Novembro. E “neste momento, estamos muito absorvidos com as tasquinhas de Alitém [que decorrem em Albergaria dos Doze este fim-de-semana, entre 25 e 27 de Agosto] e da Feira de Artesanato de Pombal [que acontece de 22 a 24 de Setembro].
Além disso, o Garecus tenciona ainda promover um trail, um torneio de sueca, um minicampeonato de futsal para veteranos, entre outras actividades a divulgar em tempo oportuno.
“A partir de Janeiro de 2024 vamos começar a preparar a época do próximo ano”, desvendou Nuno Graça, sublinhando que já estão em conversação com alguns jogadores e treinadores “para abraçarem o nosso projecto”, de forma a “arrancarmos em força novamente” na temporada 2024/25.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 24 de Agosto