Passeios pedestres recomeçam este domingo

0
2723

Está de regresso, este mês, o projecto “Descubra o nosso concelho a caminhar”, promovido pela Unidade de Turismo do Município de Pombal em parceria com a empresa de animação turística Culnatur. Segundo a autarquia, o objectivo deste ciclo de percursos pedestres é, mais uma vez, “dar a conhecer o património natural e cultural da região de uma forma mais próxima e sustentável”.
No ano anterior foram realizadas cinco caminhadas, distribuídas pelos meses de Maio a Outubro, em que participaram um total de 126 caminhantes, mas as limitações decorrentes do actual contexto de pandemia trouxeram alterações. Este ano serão realizados apenas três caminhadas, nos meses de Setembro, Outubro e Novembro, limitadas a 20 participantes (incluindo já o guia do percurso), cumprindo as normas emanadas pela Direcção-Geral de Saúde.
“Os passeios pedestres agendados irão incidir na Grande Rota nº 26 (GR26), contribuindo para a sua notoriedade e serão do tipo circular com distâncias previstas compreendidas entre os oito e os 12 quilómetros”, avança o Município de Pombal.
A primeira caminhada está calendarizada para este domingo, 6 de Setembro, e terá um percurso com cerca de oito quilómetros. Com início no centro da cidade, o passeio irá percorrer o património da zona história e o castelo, seguindo pela GR26 em direcção à localidade da Cumieira, com os caminhos a fazerem lembrar a Serra da Sicó e a sua vegetação.
Já a 18 de Outubro, o destino será a Serra de Sicó, num percurso com uma distância de 12 quilómetros, percorrendo a aldeia do Vale e o caminho da GR26 até ao topo da Sicó. No regresso, haverá uma passagem pelo trilho do Piu Piu.

No dia 18 de Outubro, o trajecto inclui passagem pelo topo da Serra de Sicó

A última das caminhadas, agendada para 15 de Novembro, irá percorrer nove quilómetros na freguesia da Redinha, mais concretamente na aldeia de Poios. O percurso faz a subida desde a Redinha até à Dolina da Senhora da Estrela. Na volta, os participantes irão passar por trilhos do monte Alvito, com uma vista privilegiada para a histórica vila da Redinha.
As inscrições poderão ser efectuadas através do email turismo@cm-pombal.pt ou do telefone 236210556.
“De referir que o pedestrianismo, associado ao turismo de natureza e ao turismo cultural, constitui um vector de promoção das valências turísticas de uma região, promovendo a interacção e o envolvimento do visitante com o meio, tornando toda a experiência turística mais enriquecedora e gratificante”, lê-se na nota do município.
“Esta forma de turismo mais activo e próximo da natureza e das pessoas tem vindo a aumentar o número de participantes, que procuram este tipo de actividades para conhecer e viver experiências nos locais que visitam. Esta prática desperta consciência e aproxima as pessoas dos valores naturais e culturais, sensibilizando-as para a valorização e preservação do património existente no concelho de Pombal”, considera a mesma nota de imprensa.