OPINIÃO | Qual é o benefício nutricional da biomassa de banana verde?

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A biomassa de banana verde (conteúdo interior da banana verde) tem sido bastante falada nos últimos dois anos, devido aos seus múltiplos benefícios de saúde e bem-estar. Associado a isso, existem várias receitas saudáveis, saborosas e fáceis de fazer.

Quanto ao benefício nutricional da biomassa de banana verde, sabe-se que é rica em potássio, fibras, sais minerais, vitaminas B1 e B6, betacaroteno, vitamina C e em triptofano (precursor da serotonina, hormona do bem-estar e da felicidade). O triptofano é que irá permitir a formação de serotonina, e a banana é um dos alimentos mais ricos em triptofano.

Relativamente à serotonina, as suas principais funções são as seguintes: responsável pelas oscilações de apetite; regulação do sono; alterações de humor e depressão.

Por isso, este alimento é aconselhado consumir para a sua saúde e bem-estar, bem como na prevenção e tratamento de estados de insónia, ansiedade, depressão e pânico.

Para além disto, existem outros benefícios nutricionais, tais como:

-Favorece a perda de peso, pois possui poucas calorias e é rica em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade;

-Previne a prisão de ventre, dado que é rica em fibras, aumentando o volume das fezes e favorecendo a sua hidratação, sendo eliminadas mais facilmente;

-Regula os níveis de colesterol, pois ajuda a reduzir a absorção de gordura a nível intestinal, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares;

-Equilibra os níveis de açúcar no sangue, pois atrasa a absorção de açúcar no intestino, ajudando a controlar a glicemia;

-Previne também o desenvolvimento de doenças gastrointestinais, como doença inflamatória intestinal, infeções ou doença oncológica do cólon, dado que atua como prebiótico, mantendo a flora intestinal equilibrada e mantendo o bom funcionamento do intestino.

Por vezes, há pessoas que juntam à biomassa de banana verde, chocolate negro com 70% ou 85% de cacau (2 quadrados), o que também é ótima junção, com muitos benefícios de saúde, dado que o chocolate preto com maior percentagem de cacau, é também rico em triptofano, cobre, cálcio, ferro e magnésio (ajuda no relaxamento neuromuscular).

O chocolate negro é muito rico em forte antioxidantes, que ajudam na redução da pressão arterial e colesterol.

Por fim referir, que as quantidades de chocolate negro e de biomassa verde, devem ser equilibradas. Bom apetite!

 

António Cordeiro
Nutricionista
CP:0728N