Novo centro de dia já está em funcionamento Alzheimer Portugal faz 11 anos e inaugura centro

0
1945

A Delegação Centro da Alzheimer Portugal assinalou os seus 11 anos de existência no mesmo dia em que inaugurou o Centro de Dia do Marquês, no passado 28 de Março.

As novas instalações, destinadas a portadores de Alzheimer, foram construídas pelo Lions Clube Marquês de Pombal num terreno cedido pela Câmara Municipal. Em funcionamento há cerca de dois meses, este é o terceiro centro de dia do país direccionado para estes doentes, sob a tutela da Alzheimer Portugal.

Na cerimónia que encheu de personalidades a nova estrutura, a presidente da direcção da Delegação Centro, Isabel Gonçalves, destacou o “apoio da comunidade”, do Município e do Lions Clube e explicou que “familiares e utentes notam melhorias”, já que os notam “mais activos e mais participativos”.

Na ocasião, Diogo Mateus sublinhou o facto de existirem “três centros no país com estas características e um deles no nosso concelho”, o que “é uma evidência das preocupações sociais” que existem em Pombal. “Com esta predisposição humana, percebemos que podemos, devemos e queremos ir mais longe”, afirmou o autarca, que lançou um repto à Delegação Centro, no sentido de partilhar as suas potencialidades com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) concelhias: “Será vantajoso para o nosso concelho esta partilha de experiências com outras IPSS”, afirmou. “Este exemplo é bom demais para ficar dentro destas quatro paredes”, disse o presidente da Câmara, expressando o intuito de “melhorar o que o concelho já faz, que é muito acima da média”, através de um conjunto de formação que habilite outras instituições a responder melhor aos seus desafios. “Temos condições para poder ir mais longe”, insistiu. O desafio foi aceite pela presidente da direcção e ficou aberta a porta à discussão desta possibilidade.