Nem a chuva estragou o Passeio da Memória (c/ vídeo)

0
1171

No dia 21 de Setembro celebra-se o Dia Mundial do Doente de Alzheimer. A data é assinalada pela delegação centro da Alzheimer Portugal com o tradicional Passeio da Memória (que se realiza também noutras cidades do país) e que desafia os participantes a fazer uma caminhada de cinco quilómetros, onde sobressaem as t-shirts brancas com mensagens de sensibilização. Para além desta chamada de atenção junto da comunidade, a iniciativa procurou angariar verbas para apoiar esta causa.

Este ano, a iniciativa juntou 98 pessoas que, antes da caminhada, tiveram oportunidade de usufruir de uma aula de zumba, no átrio dos Paços do Concelho, atendendo ao mau tempo que se fazia sentir naquele dia. Foi também ali que Isabel Gonçalves, presidente da instituição anfitriã, deu as boas vindas e destacou a importância de incluir o exercício físico nas rotinas, como forma de prevenção, bem como a relevância do protocolo celebrado recentemente com o Município de Pombal. “Um projecto de intervenção comunitária” que pretende “proporcionar um aumento de qualidade de vida, não só às pessoas com demência, mas também aos seus cuidadores, explicou Isabel Gonçalves, no dia em que o protocolo foi assinado, em Julho passado. Para tal, a Alzheimer Portugal lançou um convite a todas as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho para acolherem “workshops e acções de sensibilização e formativas” sobre a problemática, dirigidas a técnicos e cuidadores, formais e informais, auxiliando-os a “prestar os melhores cuidados” com “menor esforço e desgaste possível.”
Palavras que foram reforçadas pelo presidente da Câmara, Diogo Mateus, que se juntou ao grupo de participantes naquela manhã chuvosa e fez mesmo questão de dar uns pezinhos de zumba.
Recorde-se que a delegação centro da Alzheimer Portugal oferece duas respostas sociais. Um centro de dia para pessoas com doença de alzheimer ou outras demências e que integra 15 utentes diariamente. Dispõe, ainda, de um Centro de Atendimento externo que apoia cerca de 100 utentes, representando uma média de 200 atendimentos mensais. Além disso, tem também em funcionamento um gabinete em Coimbra.