Este Verão tenha a “App Info Praia” sempre à mão!

0
2040

A Agência Portuguesa do Ambiente lançou, em 2019, a aplicação móvel “Info Praia” para smartphones ou tablets, para disponibilização rápida de informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores do continente.
Nesta aplicação são disponibilizados, de forma simples e direta, os dados de classificação anual de cada água balnear, as principais características (tipo de água balnear, existência do galardão bandeira azul e praia acessível, existência de obras, risco de erosão das arribas) e os serviços existentes – tais como: restaurantes, apoio balnear, nadador salvador, existência de cadeira anfíbia, entre outros.
Este ano, face ao contexto atual, a maior concentração nas praias, pode resultar no aumento do risco de contágio, caso não sejam adotadas as regras de higiene e medidas de segurança.
Assim, a época balnear de 2020 traz novas regras relativas à circulação nos acessos às praias, às instalações balneares e à ocupação da área de uso balnear, de forma a respeitar o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde.
Deste modo, para evitar a afluência excessiva às praias, as entidades concessionárias ou as autarquias locais, no caso de praias não concessionadas, passam a sinalizar o estado de ocupação utilizando a seguinte sinalética de cores através de bandeiras à entrada da praia:
Verde: ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até um terço;
Amarelo: ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre um terço e dois terços;
Vermelho: ocupação plena.
Para saber o nível de ocupação, poderá ser feita uma pesquisa, pelo nome da praia ou uma pesquisa avançada, podendo procurar as praias perto da localização em que se encontra, utilizando a opção “perto de mim” ou escolher o concelho, e ainda associar várias características ou serviços.
Atenção: A informação do estado de ocupação das praias apresentada na App é meramente indicativa. Ao chegar à praia verifique sempre a informação ali disponível.
A informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente é complementada pelos dados de previsão meteorológica diária fornecidos pelo serviço do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera (site IPMA https://www.ipma.pt/pt/index.html).
Sempre que puder selecione praias com ocupação baixa (sinalizadas com bandeira verde), vigiadas, com boa qualidade e outras condições importantes para si.
Adote sempre práticas de segurança e coloque os seus resíduos no recipiente próprio.
Porque as praias são um bem inestimável e preservá-las é um dever de todos nós.

Toda a informação das nossas praias na palma da sua mão!
A App “Info Praia” pode ser descarregada gratuitamente através do Google Play em https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.apambiente.info_praia&hl=pt_PT ou na App Store em https://apps.apple.com/pt/app/info-praia/id1467347173.

Referência Bibliográfica: APA (2020), “App Info Praia”, disponível na web em http://apambiente.pt/?ref=19&subref=906&sub2ref=1587.

 

Autor: Pedro QuintasEnfermeiro na Unidade de Cuidados na Comunidade Pombal