Ministra da Defesa louva “exemplar” serviço do almirante Silva Ribeiro

0
895

O almirante Silva Ribeiro, que termina o mandato como chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas na próxima quarta-feira (1 de Março), foi agraciado pela ministra da Defesa, Maria Helena Carreiras, com um “louvor” pela forma “exemplar” como serviu Portugal ao longo de mais de 48 anos de carreira militar. O agradecimento foi publicado a hoje (27 de Fevereiro) em Diário da República.

“Louvo o almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro pela forma distinta, abnegada e exemplar como serviu Portugal ao longo de mais de 48 anos de carreira militar dedicados à Marinha e às Forças Armadas”, refere a ministra da Defesa num texto publicado hoje em Diário da República.

A “concessão de louvor” acontece no término do seu percurso enquanto mais alto cargo da hierarquia militar, o de chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, “função que desempenhou com inexcedível zelo e extraordinária competência, entre 1 de Março de 2018 e 1 de Março de 2023”.

“Profundo conhecedor da instituição militar, da estrutura da Defesa Nacional e das dinâmicas da estratégia e da geopolítica, o almirante Silva Ribeiro exerceu as suas funções num período de particular exigência para o país e para o mundo, marcado especialmente por uma pandemia e pelo eclodir de um novo conflito na Europa onde veio a confirmar uma clara visão estratégica, sentido de Estado e excepcionais capacidades de comando e liderança”, reconhece Maria Helena Carreiras.

De realçar que Silva Ribeiro é uma das personalidades com percursos “inspiradores” que vai dar o seu testemunho no Meirinhas Youth Summit, que se realiza no próximo dia 11 de Março.

Notícia desenvolvida na próxima edição (9 de Março)