Ministra da Agricultura encerra amanhã debate sobre potencialidades do território

0
1759

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, encerra amanhã, terça-feira, em Pombal, o ciclo de debates sobre “Potencialidades e Oportunidades do Território” que a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) tem vindo a realizar.

A iniciativa tem como objectivo, “reflectir com os agentes das fileiras regionais sobre as potencialidades e oportunidades dos territórios rurais no que concerne aos principais temas da agenda agrícola designadamente a economia, o ambiente, os recursos, a inovação, o território, a identidade e os produtos”. “Esta abordagem sobre o futuro da agricultura regional será necessariamente enquadrada na estratégia nacional para a agricultura e desenvolvimento rural”, refere a DRAPC.

Os trabalhos têm início marcado para as 14 horas com as intervenções de Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, e de Adelina Martins, directora regional da Agricultura e Pescas do Centro.

Seguir-se um painel que contará com as participações de Margarida Teixeira, delegada de Leiria da DRAPC, Fernando Delgado, director de serviços de investimento da DRAPC e Eugénio Rangel, chefe de divisão dos mesmos serviços, e ainda Fernando Martins, director de serviços de controlo e estatística da DRAPC.

Francisco Gomes da Silva, professor do departamento de Ciências e Engenharia Biosistemas do ISA/UL abordará as “Estratégias para o Desenvolvimento Rural”.

Depois de uma mesa redonda que juntará representantes de algumas empresas da região, caberá à ministra Assunção Cristas presidir à sessão de encerramento.

Orlando Cardoso