II Torneio Boémio do Marquês associou xadrez a diferentes artes

0
1512

A Academia de Xadrez de Pombal realizou, no passado dia 14, o II Torneio Boémio do Marquês, em parceria com o Café Concerto de Pombal. A iniciativa envolveu 21 xadrezistas e contou com a participação do Mestre Internacional Rui Dâmaso, o vencedor do torneio. Em segundo lugar ficou o campeão distrital de Leiria, Daniel Silva, e em terceiro Paulo Marçal.

Com os Torneios Boémios pretende-se interligar a prática do xadrez a várias artes. Foi por isso que a exposição de pintura ficou a cargo de Miguel Bastos. Por sua vez, o PhotoChess de Ritabela apresentou dois trabalhos, cada um deles dedicado a uma pessoa e a um grupo: Inês Gameiro e os Manos Silva. Raquel Fradique apresentou a sua exposição de escultura e, no café-concerto, enquanto decorria o torneio, realizou uma obra que foi oferecida ao primeiro classificado.

Também a música, a cargo do Maestro Fernando Martinho Falcão interpretou três peças para piano, acompanhado pelo guitarrista Laureano Pereira que brindou os presentes com alguns inéditos, e por Ricardo Silva (guitarra portuguesa), João Silva (guitarra) e Carlos Almeida (contrabaixo).

O II Torneio Boémio trouxe mais uma inovação no plano xadrezístico:”Cavaquear sobre xadrez”, com o IM Rui Dâmaso, Jorge Barrento e os convidados. Aí discutiram-se partidas e debateram-se problemas ao longo do almoço, no restaurante Taberna Pombalina.

A Academia de Xadrez de Pombal agradece o sucesso deste II Torneio Boémio a Nuno Portugal e a Rui Garção, cujos apoios foram fulcrais para a sua realização, e aos principais patrocinadores do evento – 7Mares e Rolls Beer – empresas Pombalenses com alguma preponderância na produção da cerveja artesanal, bem como a todos os que aderiram a esta iniciativa, que tem vindo a despertar um interesse crescente ao nível nacional.

A Academia de Xadrez de Pombal informa que já está a preparar a realização do III Torneio Boémio de Xadrez.