“O mundo encantado” apela ao gosto pela leitura

0
1499

“O mundo encantado” foi o tema escolhido para o X Sarau do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, que decorreu no serão da passada sexta-feira, dia 13, no Teatro-Cine de Pombal. Entre pais, familiares e crianças, a sala onde se realizou o espectáculo teve lotação esgotada.

Apelar ao sonho e à imaginação com o recurso a histórias e a contos que continuam a passar de geração em geração foi um dos objectivos do evento. “Queremos sensibilizar para a questão da leitura, dos livros, das bibliotecas escolares, da imaginação, da criatividade e de todo esse mundo fantástico onde toda a gente se sente feliz”, afirmou Sara Rocha, directora do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, acerca do tema do evento.

Mais do que mostrar o que aprendem os alunos no ensino regular das escolas, com este Sarau pretendeu-se apresentar aquilo que os mais pequenos conseguem fazer informalmente, quer nas actividades extra-curriculares, quer na associação a grupos artísticos. “Cada vez mais é importante apelar à imaginação e à criatividade dos alunos. Neste sarau terminamos sempre com uma parceria com uma instituição da cidade. Terminamos sempre o espectáculo com uma vertente mais profissional, com alguma qualidade.” Este ano o grupo de dança de Sofia Falcão “Danspirit” foi o convidado para encerrar o evento.

“É um momento em que se revelam talentos de alunos e de professores”, sublinhou a responsável pelo agrupamento. Foram cerca de 120 alunos os que deram vida ao sarau. O evento contou com alunos com idades compreendidas entre os seis e os 14, uma vez que o agrupamento integra os anos escolares entre o 1º e o 9º.

Este foi o X Sarau do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, uma vez que se realiza um por ano há 10 anos. Mas no final de cada ano civil, o agrupamento realiza um outro evento: “a entrega dos prémios do quadro de honra e de mérito, onde presenteamos os alunos que se destacaram quer pelo seu desempenho académico, quer pelo que fizeram em prol da comunidade escolar”, destacou Sara Rocha.

O Agrupamento de Escolas Gualdim Pais conta, neste momento, com cerca de 1500 alunos e 20 estabelecimentos de educação e de ensino, entre os quais estão a escola-sede, os centros escolares, as EB1 e os jardins-de-infância.

Ana Isabel Mendes

Notícia publicada na edição n.º 52, de 19 de Março