“Jardim do Vale Encantado” já tem a pérgula idealizada pelas crianças

0
1666

As crianças do “Jardim do Vale Encantado” inauguraram, no dia 29 de Abril, a pérgula construída com o dinheiro recebido no âmbito do programa Bairro Feliz, promovido pela cadeia de hipermercados Pingo Doce, que previa um donativo até 1000 euros aos projectos vencedores. No topo da pequena estrutura foi também colocado um pequeno painel solar para iluminar o ‘esconderijo’ durante a noite. Para já, ficam apenas a faltar as trepadeiras que, para além do efeito decorativo, vão também criar sombra.


O momento foi partilhado pelas crianças que idealizaram aquele espaço, mas também pelos pais, pelo gerente do Pingo Doce do Pombal Shopping, Valter Canhita, onde foi feita a candidatura, pelos vereadores Gina Domingues e Pedro Navega e pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão. Na ocasião, uma das crianças leu, em voz alta, um poema sobre o jardim, escrito por Ercília Ribeiro da Silva.

Na ocasião, uma das crianças leu um poema da autoria de Ercília Ribeiro da Silva

Recorde-se que as crianças residentes nos edifícios que rodeiam o jardim quiseram dar nova vida àquele que é o espaço de eleição para as brincadeiras do dia-a-dia, mas que ganhou significado acrescido no período da pandemia. Para isso, idealizaram uma pérgula em ferro, com uma pequena abertura, coberta por trepadeiras. No topo, os promotores da ideia querem colocar um holofote, alimentado por um painel solar e dotado de um sensor de movimento para iluminar o interior, o que fará com que possa ser utilizado durante o dia e à noite.
O Jardim do Vale, um espaço verde encaixado na malha urbana da cidade de Pombal, paredes meias com a Avenida Heróis do Ultramar, é o exemplo dos locais que cumpriram uma importante missão comunitária durante os períodos mais críticos da covid-19. Ali se cruzavam crianças e adultos, fosse para caminhar ou passear os animais, numa tentativa de ultrapassar as marcas do isolamento social a que a pandemia votou a população.
O objectivo de pais e crianças é continuar a proporcionar melhores condições aos utilizadores do espaço e prometem não baixar os braços para trazer mais alguns equipamentos, nomeadamente mesas para piqueniques, uma ponte para atravessar o lago, sanitários públicos ou balizas para o ringue, por exemplo. Tudo indica que o grupo avance com uma nova candidatura ao programa Bairro Feliz, o que não invalidou que os pedidos fossem também deixados ao presidente da Câmara Municipal.

Crianças mentoras do projecto, com os pais e convidados

 

 

Momento do corte da fita que oficializou a inauguração da pequena infra-estrutura