Investigadores, alunos e voluntários regressam às lagoas da Mata do Urso para continuar a fazer mapeamento de espécies

0
1159

O Bioblitz está de regresso à Mata do Urso. A segunda edição da iniciativa, dinamizada pelo Grupo de Cidadãos para a Promoção e Protecção da Mata do Urso, está marcada para esta sexta e sábado (2 e 3 de Fevereiro), e decorre nas três lagoas da Mata do Urso, localizadas na freguesia do Carriço.

Realizado no âmbito do Dia Internacional das Zonas Húmidas, o Bioblitz (levantamento biológico) tem como principal objectivo “a sensibilização para a importância da preservação das zonas húmidos no contexto de alterações climáticas”. É promovido pelo Grupo de Cidadãos para a Promoção e Protecção da Mata do Urso e conta com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Junta de Freguesia do Carriço e de vários empresários locais.

A iniciativa está também integrada num programa de residências científicas sob a coordenação científica da bióloga Ana Marta Costa e do ecólogo Jael Palhas e idealizadas pelo arquitecto paisagista Ricardo Camacho e por um grupo de cidadãos locais representados por Luís Couto e por Gabriela Marques, a investigadora quem cabe a coordenação local. Residente na freguesia, Gabriela Marques é autora de uma tese de mestrado sobre a Mata do Urso. Ao longo dos anos, tem vindo a chamar a atenção para esta região e para o seu valor ecológico.

Segundo Luís Couto, um dos promotores desta iniciativa, “é muito gratificante a abertura de instituições como o ICNF e a vinda de investigadores em regime voluntário de modo a valorizar um património ecológico ímpar da nossa região, que inclui espécies raras e ameaçadas”.

O objectivo prioritário do projecto é implementar um plano de restauro de ecossistemas, em ambiente terrestre e marinho, mas que não se limite “a medidas e metas”, ou seja, que estimule “o desenvolvimento de propostas que visam facilitar a implementação, através de um maior conhecimento científico e popular do local”. Nesta medida, e segundo adiantam os promotores, o projecto “pretende integrar a biodiversidade como variável central do processo de decisão política e económica e estimular mecanismos que fomentem o envolvimento de actores sociais e económicos no financiamento e implementação das metas delineadas para a conservação das Lagoas da Mata do Urso.
Está igualmente prevista a realização de actividades com a comunidades científica e local para reconhecimento de habitats, espécies, habitats e tradições, nomeadamente através da colecção de fotografias antigas e outros objectos da memória passada, assim como pela captação de um arquivo oral de descrições e memórias do local e actividades de gestão activa da conservação da natureza e da biodiversidade.

As três lagoas da Mata do Urso na Freguesia do Carriço, Pombal (Lagoa dos Linhos, Lagoa de São José e Lagoa das Correntes) são uma área de interesse para conservação e, de acordo com as diferentes agendas de âmbito internacional, europeu e nacional, deve ser estudada e preservada. Esta abordagem é relevante para a salvaguarda da biodiversidade e a mitigação dos impactos das alterações climáticas, integrando uma rede estrategicamente planeada de zonas naturais e seminaturais, concebida para prestar uma ampla gama de serviços ecológicos.

PROGRAMA

Dia 2 (sexta-feira) – Dia Internacional das Zonas Húmidas
1. Objectivo: Descobrir as Zonas Húmidas, as suas espécies autóctones e a ameaça das invasoras
2. Parceiro: Agrupamento de Escolas da Guia e ICNF
3. Participantes: 100 alunos da Escola da Guia que participam em actividades do Eco-Escolas e público voluntário em geral
4. Com recurso a voluntários com formação em espécies invasoras, serão criados grupos de 10 pessoas para mapeamento de espécies autóctones nas lagoas de São José, Correntes e dos Linhos. Será ainda realizado um pequeno exercício prático de identificação e remoção de espécies invasoras

* A actividade deste dia, foi precedida de uma sessão de informação coordenada pela investigadora Gabriela Marques, na escola-sede do Agrupamento de Escolas da Guia, no passado dia 15 de Janeiro, a alunos do 5º, 6º e 10º anos de escolaridade, como preparação para a actividade.

Dia 3 (sábado) – Residência Científica
1. Objectivo: Continuação da actividade realizada no ano passado para a identificação de mais espécies nesta Zona Húmida, através de mapeamento ;
2. Participantes: voluntários de associações ambientais e estudantes da área.

 

  • O Bioblitz está aberto a estudantes e população em geral que se queiram inscrever, bastando para isso enviar email tesourosdourso@gmail.com.Email: couto_santos@live.com
    Tel: +351 969 228 477