Fim-de-Semana Gastronómico está de regresso aos Poios

0
1034

Quatro anos depois, está de regresso o Fim-de-Semana Gastronómico dos Poios, aldeia da freguesia da Redinha. A nona edição realizou-se em 2019 e, desde então, o evento ficou suspenso, motivado pela chegada da pandemia. Com as condições reunidas para retomar a tradição, a Associação Estrela Poiense, anfitriã do evento, abre portas da sua sede, nos dias 4 e 5 de Novembro, para levar à mesa algumas das iguarias típicas da Serra de Sicó. Se tudo correr como em anos anteriores, ao longo do fim-de-semana deverão ser servidas centenas de refeições.

As Sopas de Carneiro voltam a ser um dos ex-líbris do cardápio

Para quem já participou no evento, vai encontrar ali alguns dos pratos que integraram o cardápio em anos anteriores. Não vão faltar as Sopas de Carneiro, um dos ex-líbris da gastronomia concelhia, mas o Fim-de-Semana Gastronómico traz também de volta o Bacalhau na Brasa com Migas de Chícharo, um dos mais procurados em edições anteriores. Os apreciadores de chanfana têm aqui a oportunidade de degustar a iguaria, mas em tempo de Outono não vai faltar o Lombo de Porco no Forno com Castanhas.
No sábado, as refeições começam a ser servidas a partir das 19h00 e no domingo os almoços têm início às 12h00. Para um atendimento mais célere, a organização sugere que os interessados façam a sua reserva, através dos telefones 914 416 279 ou 964 885 851.
Mas a colectividade presidida por Humberto Pedrosa tem um programa bem mais diversificado para oferecer aos visitantes. No certame não vai faltar a Feira de Artesanato e Produtos Regionais e a animação musical.
O plano de actividades da Estrela Poiense dá igualmente destaque à caminhada realizada anualmente no mês de Maio. O evento é já uma referência no concelho, atraindo participantes de vários pontos, que esgotam sempre o número de inscrições disponíveis. Tem a particularidade de dar a conhecer o património natural da Serra de Sicó, através da prática desportiva, conjugada com os momentos de convívio proporcionados pelas paragens nos reforços alimentares, onde se incluem iguarias típicas daquela zona. O programa culmina sempre com um almoço muito participado, na sede da colectividade.