Feira de Doçaria Conventual regressa a Figueiró dos Vinhos

0
672

A Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos está de regresso para a sua 15.ª edição, entre 30 de Outubro e 1 de Novembro, após o cancelamento forçado em 2020.
De acordo com o município, “o certame trará consigo uma edição especialmente simbólica e comemorativa dos 15 anos de existência de uma mostra de inspiração doceira, naquele que é o último convento existente no concelho”, o Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços de Figueiró dos Vinhos. A abertura do certame está marcada para as 11 horas do dia 30 e, para além dos doces conventuais, figuras de cartaz da iniciativa, há também espaço para uma programação cultural, preenchida por artes plásticas, cénicas e musicais.
Durante três dias, o Convento abre portas aos músicos figueiroenses, Nuno Sá e João Gil, que abrilhantarão as tardes dos visitantes. Os mais novos serão brindados com a possibilidade de participar no workshop “Nomes iluminados” que lhes permitirá, não só, conhecer como os monges escreviam no seu tempo, mas também reproduzir pessoalmente essa forma de escrita. O workshop, que terá lugar na tarde de sábado, é direccionado a crianças dos 6 aos 12 anos, tendo número limite de participantes, pelo que os interessados deverão inscrever-se até dia 27 de Outubro, através do número 916 206 446. Domingo será dia de Teatro pelas companhias ‘Três Irmãos’ e ‘As Contadeiras’, que sobem ao palco com “Eça Agora”, uma peça que leva o público a viajar pela vida e obra de Eça de Queiroz, através da arte da “Contação de Histórias”, exaltando a intemporalidade da sua escrita e do seu vocabulário de uma forma descontraída e descomplicada.